Lapa Irish Pub

Cansado do samba e da boemia carioca? Entre no Lapa Irish Pub e tome uma cerveja artesanal em clima irlandês ao som de rock

Rio Scenarium

Bar, restaurante e casa de shows, o Rio Scenarium foi eleito um dos dez melhores bares do mundo pelo jornal britânico “The Guardian”, em 2006

Espaço Lapa Café

Com música ao vivo, o Espaço Lapa Café possui um dos maiores cardápios de cerveja da cidade e um cardápio com variedade de petiscos

Amarelinho

O Bar Amarelinho, localizado na Cinelândia, foi fundado em 1921. É um dos bares mais tradicionais do centro Rio de Janeiro

Bar Brasil

Referência quando o assunto é boa comida e tradição, o Bar Brasil, localizado na Lapa, é uma das melhores opções para quem frequenta o bairro

Nova Capela

Com quase um século de atividade, o restaurante Nova Capela é mais um dos pontos tradicionais da boemia carioca. De origem portuguesa, localizado na Avenida Mem de Sá, núcleo da Lapa no Rio de Janeiro, é conhecido por ficar em atividade até o fim da noite e pelo cabrito assado, o prato principal e a maior pedida da casa.

Bar do Adão

O Bar do Adão é um tradicional bar/restaurante do Rio de Janeiro. De tanto sucesso, já são 14 franquias espalhadas pela cidade. O negócio começou em 1991 no Grajaú e hoje já está presente em grande parte dos bairros cariocas, desde a Lapa até o Leblon.

Cachaçaria Mangue Seco

A Cachaçaria Mangue Seco é um bar, restaurante e cachaçaria especializada em cachaças artesanais, conhecida pela grande variedade de rótulos. Apresenta uma decoração rústica e muito simpática. O clima boêmio deixa o ambiente bem descontraído, fazendo com que quem conheça o lugar certamente retorne. Também oferece bons pratos de peixes e frutos do mar, além de variados petiscos.

Bar do Omar

Localizado no bucólico e pacato Morro do Pinto, o Bar do Omar é um recanto para quem gosta de cerveja gelada, comida boa e uma vista linda para o Porto Maravilha. Vencedora de diversos prêmios, a casa de Omar Monteiro se  apoia na simpatia exuberante do proprietário e nos bons serviços prestados por toda a sua família. Como se tudo isso não bastasse, o local também é palco de rodas de sambas de compositores da Portela e o público que frequenta vem de todos os cantos do Rio de Janeiro.

Restaurante Fim de Tarde

O Restaurante Fim de Tarde traz para a região do Porto Maravilha os temperos e sabores da cozinha espanhola, aliados a uma adega de vinhos com mais de 100 rótulos. 

Restaurante Málaga

Com 20 anos de tradição, o restaurante Málaga, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, tem sua cozinha baseada nos sabores da região Ibérica (Portugal e Espanha) e do Nordeste do Brasil.

Yellow Submarine Restaurante

O Yellow Submarine Restaurante é um self-service com cardápio variado e de qualidade. Entre as opções, não faltam pratos leves e veganos, além das opções de carnes e massas. O ambiente é amplo e descontraído. Decoração com referências coloridas e divertidas aos Beatles deixam o restaurante ainda mais original.

Hummburg

O Centro do Rio tem muitas alternativas para almoço e lanches. Mas se você curte mesmo aquele suculento hambúrguer artesanal, todos os caminhos vão te levar ao Hummburg.

Gamboa Boa

O Gamboa Boa é um bar e restaurante que aposta no toque caseiro de seus pratos. São opções de comida bem servida e saborosa, sempre com muita atenção ao atendimento. O local também é uma boa pedida para tomar aquela cerveja gelada.

Flórida Bar

Bom atendimento, pratos bem servidos, preços atraentes, local agradável, drinks e cervejas. Este é o Flórida Bar, restaurante hospitaleiro e muito bem localizado, no coração da Praça Mauá, perto de dois museus imperdíveis.

Enoteca DOC

A Enoteca conta com uma belíssima adega de vinhos, com 900 rótulos variados. Lá também é possível encontrar boas cervejas, nacionais e importados. O menu à la carte e o clima cordial dos atendentes são nota 10.

Sá Cabral Art Gallery

É um restaurante com ótimo almoço, ao mesmo tempo que uma galeria de arte. O Sá Cabral Art Gallery está instalado em uma construção de 1913, com decoração caprichada, realçando o valor histórico e cultural do local. A casa é um espetáculo para quem curte os detalhes e valoriza um bom ambiente durante a refeição.

Acerola Carioca

Oferece muitos tipos de suco, mas o carro chefe, sem dúvida, é o saboroso e cremoso açaí. Os sanduíches e tapiocas, feitos na hora, têm muitas opções de recheio. Para o almoço, são boas as opções de saladas e outros pratos.

Armazém Zero4

Gastronomia brasileira de boteco e cervejas artesanais bem geladas. Como cenário, o belo Largo de São Francisco da Prainha, território de blocos e baladas. O Armazém Zero tem ampla área externa com mesas, boa para jogar conversa fora sem ver o tempo passar. O bar, que já participou do Comida di Buteco, também tem  espaço para música ao vivo. E o repertório não fica só no samba. No Armazém Zero4, o rock e o jazz também têrm vez.

Cristóvão Café & Bistrô

O Cristóvão, que desde 2010 funciona em São Cristóvão, próximo ao Observatório Nacional, inaugurou sua unidade no Museu de Arte do Rio – MAR, na Praça Mauá, em 2013. O site informa que o Cristóvão Café & Bistrô do Porto Maravilha nasceu da “vontade de estar presente nesse novo ponto de encontro carioca, visitado por turistas do mundo todo”. A eles e aos “habitués da região”, o chef Luiz de Moraes oferece pratos executivos durante a semana.

L’Atelier du Cuisinier

Ótimos sabores franceses, excelentes produtos brasileiros. O ambiente em L’Atelier du Cuisinier é de petit bistrô francês, com um toque de exclusividade. Atende a apenas 24 comensais por vez e tem atendimento exclusivo do chef, formado na cozinha francesa e com muita experiência no Brasil e no exterior.

Angu do Gomes

O Angu do Gomes é a mais conhecida atração gastronômica do Largo São Francisco da Prainha, ou simplesmente Largo da Prainha, lugar de agitação jovem e de circulação de foliões durante os blocos de rua da região. Além do clássico angu com miúdos, o cardápio tem versões contemporâneas com carne moída, frutos do mar e – yes, nós temos – opção vegetariana. É o que se pode chamar de adequação às novas demandas.

Pasqualino Café Bar e Restaurante

O Pasqualino Café tem o tradicional joelho de presunto e queijo, muitos salgados árabes, sanduíches de carne assada com queijo ou salaminho, filé, churrasco ou bauru. Já dá para sentir que o forte mesmo é o sanduíche, não é? Chopes e petiscos são bem atraentes. Fica aberto das 6h às 22h.

Grão Café

Faz parte de uma rede cheirosa e saborosa. Tem três lojas no Rio, e uma delas é na Rua São Bento 32, esquina com a Avenida Rio Branco e coladinho à Praça Mauá e à parada São Bento do VLT Carioca. Funciona nos dias úteis de 8h às 20h 19h30 (na segunda-feira fecha meia hora mais cedo). Aos domingos, sábados e feriados, fica fechado. 

Cozinha Mironga

A Cozinha Mironga é um restaurante contemporâneo, com opções de saladas, grelhados, frutos do mar, carnes e lanches. O ambiente é bem cuidado, moderno e convidativo. Os janelões de ferro e o pé direito alto conquistam de cara. O mezanino tem parede de tijolos aparentes, as mesas do salão são de madeira clara, as cadeiras são pretas e as luminárias têm design arrojado, na mesmacor. No ponto.

Restaurante San Benito

A proposta do San Benito é boa comida sem restrições. Você monta seu almoço da entrada à sobremesa, com acompanhamentos, molhos, guarnições e o item do prato principal. Para quem procura uma opção mais light, é possível se servir só de saladas e acompanhamentos.

Filet e Folhas

O Filet e Folhas é um restaurante de comida saudável, que preza pela qualidade de seus ingredientes e pelo ambiente leve de suas lojas. Os chefs de cozinha e nutricionistas buscam sempre novas receitas para encantar o público.

LeMax Hamburgueria Praça Mauá

O LeMax é a primeira hamburgueria Fast Gourmet do Brasil. Há várias opções de hambúrgueres, além de opções de grelhados e saladas,

Vezpa Pizzas – AquaRio

Essa é uma ótima combinação para um passeio perfeito em família. Depois de conhecer os tubarões e lindos peixes do AquaRio, você pode matar sua fome com uma bela fatia de pizza. Uma das redes de pizzaria mais badaladas do momento, a Vezpa, é sucesso em todo Rio de Janeiro.

WDuBurg & Petiscos

O WDuBurg & Petiscos é uma hamburgueria delivery que atende a região do Porto Maravilha. Com uma grande variedade de hambúrgueres artesanais e tradicionais, o WDuBurg oferece bons petiscos e também combos próprios para matar qualquer tamanho de fome. O pedido pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo Ifood. Os preços são bem atraentes.

Cantinho da Harmonia Pizzaria & Lanchonete

Localizada na Rua Sacadura Cabral, 343, na Gamboa, a pizzaria Cantinho da Harmonia é uma boa pedida para quem mora por perto. O restaurante também entrega em domicílio, tanto por telefone, como pelo aplicativo Ifood. As entregas atendem a região do Porto e o centro da cidade. As pizzas do Cantinho da Harmonia são de massa fina e crocante. Mas a casa também conta com várias opções de petiscos como Bolinho de Bacalhau, Frango à Passarinho, Camarão Empanado, entre outros. 

Andrea’s Café

A decoração descolada, com ar condicionado, inspira bons papos e abre o apetite. Tem ar condicionado e opções variadas: lanches, almoço, café, sobremesas, sorvetes. Para comemorações de grupo, não cobram aluguel ou taxa de serviço.

Café e Bar Matutino (Pinguim)

Despretensioso, indicado para quem quer economizar sem ficar com a barriga vazia. Pertinho do Valongo e quase na esquina com a Rua Camerino. Tem pratos populares como espaguete à bolonhesa, peixe com arroz e brócolis e,claro, feijoada às sextas.

Restaurante Porto Madero

Ao lado do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e perto da Praça Mauá, o restaurante Porto Madero é uma boa opção self-service para comer bem e com preço justo na região. A aposta é na gastronomia caseira de qualidade, em um ambiente climatizado para esquecer o calor durante o almoço.

Bodega do Sal

A Bodega do Sal é o coração do agito que resgatou a “sacralidade” boêmia da Pedra do Sal, a partir de 2011. André Peterson, o dono do pedaço, é cozinheiro de mão cheia, além de empreendedor destemido que apostou no local que tem um peso histórico imenso. Afinal, nos séculos 18 e 19 era ali que os escravos faziam o escoamento dos alimentos que chegavam em barcos na Região Portuária.

Imaculada

Na subida do Morro da Conceição, um refúgio no frenético Centro do Rio de Janeiro, o Restaurante e bar Imaculada abre na hora do almoço, mas também é uma ótima opção para o happy hour no Porto Maravilha. Oferece pratos executivos, petiscos inspirados na cozinha brasileira e seleção de cervejas geladas.

Café e Restaurante Gracioso

Com seis décadas, o Restaurante Gracioso se firmou no roteiro da vida boêmia do Rio. Artistas, sambistas e personalidades do Rio Antigo fizeram do bar seu escritório na Zona Portuária. Uma marca da casa foi a criação do bloco de carnaval Escravos da Mauá, referência aos mercados de escravos nos séculos XVIII e XIX.

Sentaí

Fundado em 1950, quando o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil, o restaurante Sentaí se reinventou sem perder o ambiente familiar e a qualidade da cozinha. A casa trocou os tradicionais e gordurosos pratos portugueses por um cardápio mais leve, com frutos do mar e carnes, como picanha e filé mignon.

Ocidental

Mesas de plástico, ambiente tranquilo e descontraído. Local histórico do Porto Maravilha, onde nasceu o Beco das Sardinhas, em 1956. É o primeiro dos cinco botecos que tomam conta do trecho da Rua Miguel Couto, fechada para carros.

Restaurante Mosteiro

Acima do nome Mosteiro, na fachada, há cinco estrelas em relevo. Elas são uma boa e justa indicação. Estamos falando de um clássico, talvez o mais histórico deles em se tratando de gastronomia no Rio de Janeiro. A cozinha do Mosteiro é excepcional.

Cine Botequim

Entre outros pratos, encontramos o clássico “Filé de Frango Robin Williams” e o “Mad Max”, um hambúrguer no pão australiano, bacon, queijo, cebola caramelizada e maionese de limão e ervas (R$ 28,90), sucesso de bilheteria. Nenhum item no cardápio tem tanta saída quanto a “liga das coxinhas”.

Casa Paladino

Um pulo no século passado sem sair do Porto Maravilha. O campeão de vendas? Prepare-se: é o sanduíche triplo, com provolone, ovo e presunto no pão francês (R$ 10). As omeletes também ocupam o pódio do Paladino. As clássicas têm recheio de bacalhau e de camarão.

Mississippi Delta Blues Bar RJ

O Mississippi Delta Blues Bar remete o frequentador aos ‘juke joints’ do sudoeste dos Estados Unidos. São pequenos e charmosos bares de beira de estrada, onde  blues e southern rock costumam ser as principais atrações. Geralmente têm música, dança, jogos e bebidas e são operados sobretudo por afro-americanos. Muitos historiadores apontam os juke joints como responsáveis pelo surgimento do blues.

Trapiche Gamboa

Um casarão charmoso e centenário, ambiente animado e acolhedor. Um lugar descontraído e sofisticado, onde o samba é de raiz. Localizado no coração da Região Portuária, bem no berço real do samba carioca, onde viveram Pixinguinha e João da Baiana, o Trapiche Gamboa é uma das casas mais procuradas da cidade por quem gosta de samba de verdade. Fica entre três ícones da região: a Pedra do Sal, a Ladeira do Valongo e o Largo da Prainha.