Cultura e Lazer | Diário do Porto

Centro Cultural Pequena África

25 de agosto de 2018

O Centro Cultural Pequena África é uma ONG com a missão de pesquisar, resgatar, e difundir a história da Pequena África

Museu Nacional de Belas Artes

24 de agosto de 2018

Atualmente o MNBA conta com um acervo de mais de 20 mil itens, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros e documentos históricos.

Museu da Escravidão e da Liberdade

1 de agosto de 2018

O Museu da Escravidão e da Liberdade (MEL) tem a missão de resgatar e popularizar a história dos escravos que vieram para o Brasil e de seus descendentes

Palácio Tiradentes (Alerj)

Desde os tempos do Brasil Colônia, o local onde está hoje o Palácio Tiradentes é um sítio histórico importante para a história do Brasil

Armazém da Utopia

13 de abril de 2018

Casa da Companhia Ensaio Aberto, desde 2010, o Armazém da Utopia é um espaço de arquitetura singular, marcada pela estrutura original em aço e pelas paredes de tijolo aparente, preserva a memória do seu passado portuário. Local de eventos culturais variados, o Armazém já recebeu mais de 300 mil visitantes desde que passou a ser gerido pela companhia teatral.

Palácio Itamaraty – Museu Histórico e Diplomático

5 de abril de 2018

No interior do Palácio Itamaraty, na Rua Marechal Floriano 196, o Museu Histórico e Diplomático (MHD) reúne um belo acervo sobre a história diplomática do Brasil. Em seus amplos salões, caracterizados como uma residência no século XIX, há obras de arte, mobiliário de época e objetos decorativos.

Galpão Gamboa

4 de abril de 2018

Em 2006, o produtor Fernando Libonati e o ator Marco Nanini procuravam um espaço onde pudessem ter liberdade para os ensaios de suas produções. Acabaram encontrando e reformando um galpão na Zona Portuária do Rio,  numa época em que a região ainda nem sonhava com a revitalização. O Galpão Gamboa passou então a oferecer programação cultural com peças de teatro e espetáculos de dança e música, além de oficinas de artes cênicas, artes marciais e dança.

Galpão Aplauso

2 de abril de 2018

O Galpão Aplauso promove capacitação e inserção no mercado de trabalho. Seu público-alvo é formado por jovens com baixa escolaridade e sem formação profissional. Mais de 11 mil, com idades entre 15 e 29 anos, já participaram de oficinas profissionalizantes para a indústria de infraestrutura e serviços. Atividades complementares como teatro, dança, música, artes plásticas, aulas de circo, reforço de português e matemática e a disciplina de Valores e Virtudes totalizam a formação dos jovens. 

Sá Cabral Art Gallery

27 de fevereiro de 2018

É um restaurante com ótimo almoço, ao mesmo tempo que uma galeria de arte. O Sá Cabral Art Gallery está instalado em uma construção de 1913, com decoração caprichada, realçando o valor histórico e cultural do local. A casa é um espetáculo para quem curte os detalhes e valoriza um bom ambiente durante a refeição.

Paço Imperial

26 de fevereiro de 2018

É, sem dúvida, o prédio mais importante da História do Brasil. E um dos mais bonitos também. Residência oficial do governador e do vice-rei no século XVIII, foi o centro político e social do Brasil Colônia, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e do Império do Brasil.

Foi no Paço Imperial que Pedro, então príncipe regente, anunciou o “Fico”, recusando-se a obedecer a ordem da família para voltar para Portugal e acelerando o processo da Independência do Brasil. Também foi no Paço Imperial que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. A oficialização da Independência foi assinada ali pelo primeiro imperador, Dom Pedro I. O Paço Imperial seguiu então como o coração do Império até seu fim, em 1889.

Museu Histórico Nacional

29 de dezembro de 2017

O Museu Histórico Nacional é o mais importante museu de História do Brasil por suas dimensões e principalmente pela variedade de seu acervo permanente. Fica na antiga Ponta do Calabouço, onde os portugueses construíram a Fortaleza de Santiago, em 1603. O prédio só deixou de ser unidade militar em 1908, quando o Arsenal de Guerra foi transferido para o bairro do Caju.

Espaço Cultural da Marinha

A criançada adora o programa, mas os adultos também têm muito a ver e aprender no Espaço Cultural da Marinha. Logo na entrada deste túnel do tempo, a Galeota D. João VI leva você a 1808, o ano mais importante da história do Rio de Janeiro. Fugindo de Napoleão Bonaparte, a Família Real desembarcou por aqui, fazendo do Rio de Janeiro a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A partir daquele ano, tudo seria diferente.

Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro

O prédio do Centro Cultural Correios, construído no início do século passado, tem teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras atividades

Casa França-Brasil

O que não falta é história. A Casa França-Brasil fica no prédio neoclássico encomendado em 1819 por D. João VI ao arquiteto francês Grandjean de Montigny.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) é o centro cultural mais visitado da cidade e um dos mais importantes de todo o Brasil, campeão de exposições célebres e também de simpatia. Ocupa o histórico prédio de linhas neoclássicas no número 66 da Rua Primeiro de Março, bem em frente à Igreja da Candelária.

Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, o prédio belíssimo abrigou o pregão da Bolsa de Fundos Públicos e tornou-se emblemático no mundo financeiro nacional como sede do Banco do Brasil até 1960.

Píer Mauá

O Pier Mauá tem aberto seus armazéns para grandes eventos, além de também ser o Terminal Internacional de Cruzeiros. Iniciou suas atividades em 1998, quando assumiu a Estação Marítima de Passageiros do Porto do Rio de Janeiro, principal porta de entrada do turismo internacional no país. Ao longo desses anos vem batendo recordes na atividade de cruzeiros.

Mississippi Delta Blues Bar RJ

O Mississippi Delta Blues Bar remete o frequentador aos ‘juke joints’ do sudoeste dos Estados Unidos. São pequenos e charmosos bares de beira de estrada, onde  blues e southern rock costumam ser as principais atrações. Geralmente têm música, dança, jogos e bebidas e são operados sobretudo por afro-americanos. Muitos historiadores apontam os juke joints como responsáveis pelo surgimento do blues.

The Week

A The Week, a boate gay mais badalada do Rio, é sucesso absoluto desde 2007. Vinda de São Paulo, a boate fica em um casarão antigo no coração do Porto Maravilha, bem na Rua Sacadura Cabral pertinho do Trapiche Gamboa.

Fábrica Bhering

O colosso de estética estrutural, com concreto e ferro, abriga cerca de 50 profissionais criativos de diversas áreas, de ateliês fotográficos e de artistas plásticos a escritórios de design e arquitetura, oficinas de movelaria, estúdios, grifes descoladas, brechós e até um bistrô.

Centro Cultural José Bonifácio

O palacete centenário, em estilo renascentista, que chama a atenção de quem passa pela Rua Pedro Ernesto, abriga centro cultural criado preservar a memória afro-brasileira no país. Faz parte do Circuito da Pequena África. Há biblioteca, oficinas, cursos, exposições e teatro, entre outras atrações.

Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos – Museu Memorial fica no Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, na Zona Portuária – ou Porto Maravilha. Os nomes compridos batizam o pequeno e emocionante cemitério de escravos que funcionou entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do XIX.

Museu de Arte do Rio (MAR)

O MAR é aquele irresistível par de prédios diferentes – o Palacete Dom João VI e o terminal rodoviário – unidos por uma praça-passarela em formato de ondas

Museu do Amanhã

Mais visitado do Brasil, o Museu do Amanhã é bem diferente dos outros, não só pelo formato improvável. É mais amanhã do que museu. É militante da inovação