A Estação das Barcas da Praça XV tem um belo conjunto arquitetônico centenário, construído entre 1904 e 1912. A CCR Barcas, concessionária do serviço desde julho de 2012, é responsável pela quarta maior operação de transporte aquaviário de passageiros no mundo, que começou há 182 anos e hoje navega quase 800 mil quilômetros por ano, transportando 80 mil passageiros por dia.
São 19 embarcações (13 catamarãs e 6 barcas), 830 colaboradores e seis linhas operando em cinco estações (Praça XV, Praça Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas) e três pontos de atracação (Ilha Grande, Mangaratiba e Angra dos Reis).
A estação não fica no Porto Maravilha, mas está conectada a ele pela Orla Conde e pelo VLT Carioca. Fica a um quilômetro da estação de metrô mais próxima, a da Carioca. Está colada aos principais pontos turísticos históricos do Rio, como o Paço Imperial , a Igreja do Carmo da Antiga Sé, o Palácio Tiradentes, o Espaço Cultural da Marinha e a Ilha Fiscal.
Em termos de acessibilidade, a Estação das Barcas dá show: pavimento único, atendimento prioritário, sinalização com pictogramas, piso tátil, bilheteria, entrada e rotas acessíveis, sinalização visual e tátil interna, sonora, assentos acessíveis, área para permanência de cadeira de rodas, acesso para cão-guia, banheiro independente e rampas para acesso às embarcações
Serviços dentro da estação: Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Tecban (24h – todas as bandeiras), lanchonetes (Art Lanches, Onda Azul, Barcas Lanche, Panito, Rei do Mate), Banca de Jornal, Drogaria Tamoio. Na parte externa: Loteria, Farmácia Popular; lanchonetes, Loja Recarga RioCard, Sorveteria, Mercado, lojas de utilidades de caça e pesca; Restaurante Cais do Chopp.