Central do Brasil (SuperVia) | Diário do Porto

Central do Brasil (SuperVia)

SuperVia é a concessionária que opera serviço de trens urbanos na região metropolitana. No Porto Maravilha, fica a principal estação de trens da cidade e uma das mais famosas do mundo, eternizada no filme “Central do Brasil”. Com 270 quilômetros de trilhos, a SuperVia transporta cerca de 600 mil passageiros por dia pelas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim. São cinco ramais, três extensões e 102 estações.

Prédio da Central (Foto AZZ)

Compartilhe essa notícia:


O prédio da Central impõe-se ao cenário do Porto (Aziz Filho)

No Porto Maravilha, fica a principal estação de trens da cidade e uma das mais famosas do mundo, eternizada no filme “Central do Brasil”, estrelado por Fernanda Montenegro e finalista do Oscar de 1998 (Veja o trailer). SuperVia é a concessionária que opera serviço de trens urbanos na região metropolitana.

Com 270 quilômetros de trilhos, a SuperVia transporta cerca de 600 mil passageiros por dia pelas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim. São cinco ramais, três extensões e 102 estações.

A Central do Brasil foi cenário de eventos que marcaram a história do Brasil, como o comício do presidente João Goulart às vésperas do Golpe de 1964. Da estação partiu o primeiro trem da ferrovia, em 29 de março de 1858, quando a locomotiva “Brazil” levou o Imperador Pedro II até Pouso dos Queimados (atual Queimados).

O prédio da Central do Brasil, dos anos 1930, impõe-se na paisagem do centro. Com 135 metros de altura, já foi a estrutura de concreto armado mais alta do mundo. O relógio, de 1943, tem dez metros de diâmetro, três a mais do que o Big Ben, de Londres, o relógio mais famoso do mundo.

O primeiro prédio da estação é de 1858, construído para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil. Chamava-se “Estação do Campo”. Depois virou estação da Corte e estação Dom Pedro II. A estrada de ferro Central do Brasil foi extinta em 1971 pela RFFSA. As linhas que saem da Central do Brasil ligam o Centro a muitos bairros das zonas Norte e Oeste, além dos municípios da Baixada Fluminense. Você pode planejar sua viagem clicando aqui. Ou ver o mapa das linhas.

A SuperVia recebeu muitos investimentos na modernização dos trens: 189 dos 201 trens já possuem ar condicionado. Cento e quarenta são novos. Mas as estações do subúrbio e da Baixada ainda precisam de obras de modernização para melhorar a comunicação com o usuário e a segurança. O controle acionário da SuperVia foi assumido pela Odebrecht TransPort em 2011.


VEJA TAMBÉM:

Desordem na Central do Brasil: promessa no papel

Rodoviária do Rio

VLT Carioca, o veículo leve e charmoso


O site da SuperVia tem uma programação muito interessante de pontos turísticos do Rio de Janeiro que você pode conhecer andando de trem. Clique aqui. Para melhorar o ambiente das viagens de trem, a SuperVia sugere atitudes positivas dos passageiros. O DIÁRIO DO PORTO reproduz a lista de recomendações aqui:

  • Mão na porta
    Não se apoie nas portas do trem. Assim, você evita acidentes e tem uma viagem mais segura.
  • Lugar preferencial
    O assento é preferencial, mas o respeito e a educação devem ser praticados diariamente. Ceda o lugar para os idosos, pessoas com deficiência, gestantes ou com criança de colo.
  • Sentar no chão dos trens
    Sentar no chão dos trens pode atrapalhar o fluxo e colocar em risco a segurança dos passageiros.
  • Faixa Amarela
    A faixa amarela nas plataformas marca o limite da sua segurança. Só ultrapasse quando o trem estiver totalmente parado e com as portas abertas.
  • Fone de ouvido
    Gosto musical é uma coisa muito particular. Use fones de ouvido, assim você ouve a sua música com tranquilidade e não atrapalha a viagem dos outros passageiros.
  • Cuidado com crianças
    Crianças são curiosas e ficam sempre agitadas quando andam de trem. Ao viajar com a gente, tenha cuidado especial com os pequenos.
  • Aguarde os passageiros desembarcarem antes de embarcar
    Espere que os passageiros desembarquem antes de entrar no trem e evite acidentes.
  • Lixeiras
    O lixo não deve fazer parte da sua viagem. Utilize as lixeiras nos trens e estações e ajude a manter os ambientes limpos.
  • Informação
    Encontrou alguém perdido na estação ou nos trens e quer fazer a diferença? A sua ajuda é bem-vinda. Indique um de nossos funcionários ou equipe de apoio para informação.
  • Cuidado com os pertences
    A atenção e cuidado com os pertences pode evitar muita dor de cabeça. Mantenha sempre sua mochila, bolsa ou sacola perto de você. Caso tenha perdido ou achado algo, você pode procurar por um de nossos funcionários na bilheteria da estação mais próxima.
  • Objetos abandonados
    Durante grandes eventos, objetos abandonados em locais públicos podem significar muitas coisas. Se você encontrar algum, para a sua segurança, não encoste no objeto e procure um de nossos agentes.
  • Carro feminino
    Os adesivos rosa nas portas dos trens indicam que os carros são exclusivos às mulheres, de segunda a sexta, das seis às nove da manhã, e das cinco da tarde às oito da noite. Mais do que uma lei, é uma questão de respeito.
  • Guardar lugar no trem
    Não é permitido usar mochilas ou objetos para guardar lugar dentro do trem, afinal, outros passageiros também podem querer sentar.
  • Porta aberta
    A gente sabe que o Rio tem paisagens incríveis, mas nenhuma vale mais do que a sua segurança. Não impeça o fechamento das portas do trem e garanta que a sua viagem seja tranquila e segura.
  • Fumar nos trens e estações
    O seu cigarro pode esperar mais um tempinho, não é mesmo? Fumar nos trens e estações, além de ser proibido pela Lei Estadual 5.517/2009 e pela Lei Federal 9.294/1996, prejudica a sua saúde e incomoda os outros passageiros.
  • Espaço entre o trem e a plataforma
    Ao desembarcar, observe o espaço entre o trem e a plataforma.
  • Mochila nas costas
    Nos horários de maior movimento, evite carregar sua mochila nas costas e ajude a manter o ambiente mais confortável para todos.
  • Facilite o troco e a entrada no sistema ferroviário
    A passagem de trem custa R$4,20. Para um melhor fluxo no embarque, mantenha o cartão da passagem em mãos. O cartão unitário da SuperVia precisa ser depositado na catraca para liberar o acesso. Se for possível, compre sua passagem de ida e volta de uma única vez, assim você evitar entrar na fila novamente.

É proibido:

  • Impedir o fechamento das portas do trem;
  • Transitar pela linha férrea;
  • Realizar manifestações religiosas nos trens;
  • Consumir bebida alcoólica nos trens;
  • Negociar e/ou comercializar produtos e serviços não autorizados;
  • Transportar volumes que, por sua natureza ou dimensão, prejudiquem a viagem de outros passageiros;
  • Viajar nos trens fora dos vagões;
  • Ingressar ou permanecer com trajes de banho ou sem camisa nas estações e no interior dos trens;
  • Fumar, acender fósforos ou isqueiros, no interior dos trens e nas estações;
  • Transportar animais de grande porte. No caso de animais de pequeno porte, é de responsabilidade do passageiro utilizar caixa ou bolsa de transporte adequada.