Ilha Fiscal, a do Último Baile | Diário do Porto

Ilha Fiscal, a do Último Baile

Você já deve ter ouvido falar do cenário do “último baile do Império”, que aconteceu às vésperas da Proclamação da República, em 1889. Foi no castelinho verde em estilo gótico que chama a atenção ao fim do longo pier em L que sai da Ilha das Cobras, acessível pela Orla Conde. A Ilha Fiscal e todo esse trajeto são espaços militares. Portanto, fique de olho nos detalhes da organização do passeio para não ser barrado no baile.

Ilha Fiscal ao entardecer (Foto A. Filho)

Compartilhe essa notícia:


 

Castelinho onde foi o último Baile do Império (Fotos Aziz Filho)

Você já deve ter ouvido falar do cenário do “último baile do Império”, que aconteceu às vésperas da Proclamação da República, em 1889. Foi no castelinho verde em estilo gótico que chama a atenção ao fim do longo pier em L que sai da Ilha das Cobras, acessível pela Orla Conde. A Ilha Fiscal e todo esse trajeto são espaços militares. Portanto, fiquede olho nos detalhes da organização do passeio para não ser barrado no baile.

Vale a pena visitar o site da Ilha Fiscal para ler todas as instruções.

Os guias especializados de grupos turísticos mostram salões, o torreão e as exposições, além de falar um pouco sobre as contribuições da Marinha ao Brasil. O passeio até à Ilha Fiscal é de dez minutos a bordo da escuna Nogueira da Gama. Em caso de mau tempo, o trajeto é feito de van, passando dentro da Ilha das Cobras.
Compre os ingressos no Espaço Cultural da Marinha entre 11h e 15h10. Custam R$ 30 (inteira) 
ou R$ 15 (meia), com direito a visitar o Espaço Cultural da Marinha.

 

Não se esqueça: você precisa embarcar 20 minutos antes do horário. Outra dica: não vá com fome. A cantina na Ilha Fiscal é pequena e nem sempre está aberta.

 

O agendamento é feito de segunda a sexta, entre 08h30 e 11h45 e das 13h15 às 16h

Os espaços da Ilha Fiscal também podem ser alugados para eventos e grandes festas, com uso da parte externa e seu visual incrível. O castelinho também é locado como set de filmagens. Além do charme, há privacidade e total segurança.