Rio Oil & Gas inaugura centro de convenções no Porto | Diário do Porto


Petróleo e Gás

Rio Oil & Gas inaugura centro de convenções no Porto

Porto Maravilha vai receber a 20ª edição da Rio Oil & Gas. Projeto da empresa Píer Mauá vai transformar galpão em moderno centro de eventos

2 de agosto de 2022

Denise Lima, do Píer Mauá, diz que concurso escolherá projeto para modernizar galpão no Porto (Foto: Diário do Porto)

Compartilhe essa notícia:


O Porto Maravilha, no Centro do Rio, vai receber a 20ª edição da Rio Oil & Gas, uma feira mundial de energia, entre os dias 26 e 29 de setembro. Após a Pier Mauá, concessionária que faz a gestão do Porto, anunciar que vai transformar o galpão onde fica o grafite ‘‘Etnias’’, de Eduardo Kobra, num centro de convenções de médio porte, a Rio Oil & Gas será o primeiro evento a inaugurar o espaço.

A ideia do projeto é disputar o mercado nacional de feiras e exposições com São Paulo, se valendo da proximidade com o Aeroporto Santos Dumont, com a Rodoviária do Rio e até com o Galeão. Além disso, o espaço pode ser alternativa ao pioneiro Riocentro, na Barra da Tijuca, e ao Expomag (ex- Centro de Convenções SulAmérica), na Cidade Nova.

Por questões de logística e pelo fato de não estar com toda a infraestrutura adaptada, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador da feira, cogitou mudar o evento para São Paulo, mas acabou optando por mantê-lo no Porto Maravilha. O IBP gastou cerca de R$ 1 milhão em adaptações para o imóvel receber expositores e palestrantes, já que a expectativa é de que 40 mil pessoas circulem pelos 350 expositores presentes no Porto.

A diretora da Pier Mauá, Denise Lima explicou que ainda será lançado um projeto para o prédio. “Em 2023, vamos lançar um concurso para escolher o melhor projeto para o prédio, e a estimativa é que serão necessários R$ 50 milhões em reformas”. A diretora ainda disse que alterações serão feitas no painel, mas que tudo será discutido com o autor da obra, Eduardo Kobra.