Prefeitura de Niterói fecha parceria com a Universidade do Mar | Diário do Porto


Meio Ambiente

Prefeitura de Niterói fecha parceria com a Universidade do Mar

Apoiado pelo prefeito de Niterói, Universidade do Mar, projeto ambiental na Baía de Guanabara, terá campus na Ilha de Brocoió, em Paquetá

29 de julho de 2022

UniMar já tem apoio de mais de 90 instituições de ensino (Foto: Adelino Matias/ Baía Viva)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Niterói assinou nesta semana a Carta de Apoio institucional à criação da Universidade do Mar (UniMar), que terá um campus avançado na Ilha de Brocoió, em frente ao Arquipélago de Paquetá, na Baía de Guanabara.

O projeto visa promover a recuperação ambiental da Baía de Guanabara e de seus ecossistemas, atuar na conservação das espécies marinhas ameaçadas de extinção e realizar cursos de formação voltado às comunidades pesqueiras, afetadas pela poluição das águas.

A criação da universidade está sendo elaborada desde 2018 e conta com o apoio de 90 instituições acadêmicas, como as reitorias da UERJ, UFRJ, UFF e PUC-Rio, além da organização Baía Viva e a MORENA (Associação de Moradores da Ilha de Paquetá).

Para o ecologista Sérgio Ricardo, a parceria com a cidade de Niterói inspira o projeto a desenvolver planos que melhorem a situação atual da Baía de Guanabara. “O apoio institucional da Prefeitura de Niterói à Universidade do Mar nos dá muita esperança de que é possível unir os esforços da sociedade civil, universidades, governos e quiçá das grandes empresas para fazer avançar as políticas públicas que tragam resultados efetivos em termos de melhoria da qualidade ambiental dos ecossistemas e da saúde coletiva dos municípios da populosa Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, afirma.


LEIA TAMBÉM:

Projeto em Niterói transforma redes de pesca em bolsas

FGV promove evento sobre desafios da democracia

Praia de Botafogo volta a ficar imprópria para banho


Ilha de Brocoió
Campus avançado da UniMar na Ilha de Brocoió, no Arquipélago de Paquetá (Foto: Adelino Matias/ Baía Viva)

Termo de cessão para uso da Universidade do Mar, na Ilha de Brocoió, está paralisado

Após longo processo de diálogo entre as partes, em Novembro de 2021, foi protocolado pela Reitoria da UERJ o Termo de Cooperação Técnica a ser firmado com a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) para a Cessão de Uso da Ilha de Brocoió, visando a implantação do campus avançado da Universidade do Mar. Porém, passado oito meses desde que o SEI foi aberto, até hoje este Termo de Cessão de uso entre a SECC e a UERJ não foi assinado.

Segundo ambientalistas, um grupo empresarial pretendia construir um grande empreendimento imobiliário em Brocoió: um cassino, o que estava ajudando na demora para concluir o processo. A informação chegou a ser noticiada pelo jornalista Ancelmo Gois, no O Globo, em 2018.


/