Galeão registra alta no fluxo de cargas no primeiro bimestre | Diário do Porto


Aeroportos

Galeão registra alta no fluxo de cargas no primeiro bimestre

Aeroporto do Galeão registrou aumento de 42% no volume de cargas importadas em janeiro e fevereiro. Indústria química puxou a alta nas importações

19 de março de 2022

Aeroporto do Galeão começou 2022 com aumento de 42% no fluxo de cargas importadas (Marcos Gouvea/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Após encerrar o ano de 2021 com uma alta na movimentação de cargas, o Aeroporto Internacional do Galeão segue uma crescente no primeiro bimestre de 2022.  O aeroporto registrou um aumento de 42% no volume de mercadorias importadas quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Isso demonstra que o Estado começa a deixar para trás a estagnação econômica causada pela pandemia do Covid 19.

Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, se destacaram os segmentos químico, com um crescimento em peso de 604% em comparação ao primeiro bimestre de 2021 e 253% acima do período pré-pandemia, o qual representou 26% do peso total importado no período.

Além disso, o transporte aéreo contou com um aumento de mais de 40% no valor de mercadorias importadas, em relação a janeiro e fevereiro de 2021. “Somos responsáveis pelo abastecimento de diversas indústrias locais, o que faz com que o setor de cargas do RIOgaleão seja um importante pilar para a economia do estado do Rio de Janeiro. Esperamos um ano de retomada. Só no primeiro bimestre, já registramos um crescimento de 35% em comparação ao período pré-pandemia, o que nos deixa muito otimistas”, afirma Leandro Lopes, gerente comercial RioGaleão Cargo.

Alegando prejuízos e falta de apoio do Governo Federal, no mês passado a Concessionária Changi informou que irá devolver a concessão do Terminal. O contrato atual iria até 2039. O  Ministério da Infraestrutura iniciou os estudos para a realização da nova licitação que terá o Santos Dumont no pacote. A previsão é que o leilão dos dois aeroportos seja realizado no segundo semestre de 2023. Até lá a Changi segue administrando o Galeão.


LEIA TAMBÉM:

Tia Ciata é o novo nome da estação Cidade do Samba do VLT

Maricá busca selo internacional de turismo sustentável

Livro de Sérgio Magalhães propõe “Reinvenção da Cidade”