Maricá busca selo internacional de turismo sustentável | Diário do Porto


Turismo

Maricá busca selo internacional de turismo sustentável

Em visita à Espanha, comitiva de Maricá assina carta compromisso para colocar cidade na rota dos destinos turísticos sustentáveis

18 de março de 2022

Maricá assina compromisso por turismo sustentável (Divulgação/Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, assinou nesta sexta-feira em Barcelona, na Espanha, uma carta compromisso com o “Instituto del Turismo Responsable”, organização internacional que administra o Biosphere Tourism, considerado o maior selo de sustentabilidade de destinos turísticos no mundo. A certificação foi criada com base nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Maricá busca avançar na construção de um novo modelo de desenvolvimento turístico com base nos princípios da sustentabilidade, da diversidade cultural e da responsabilidade social, definindo uma série de ações estratégicas. O presidente da Codemar explicou que se inspirou em Barcelona por ser uma das cidades referência em turismo sustentável no mundo e que iniciativas de sucesso implantadas na capital da Catalunha poderão ser adotadas nos grandes empreendimentos que Maricá receberá nos próximos anos.

“Acabamos de assinar um protocolo no qual nos comprometemos a buscar os objetivos sustentáveis para fazer da cidade uma referência para o Brasil e para o mundo. Maricá se apresenta como a cidade do futuro no país e estamos no caminho certo, aprendendo com que já faz isso há muito tempo”, afirmou Olavo Noleto.

Entre os compromissos da carta assinada por Maricá estão “desenvolver meios de sensibilização e formas de cooperação entre todos agentes na valorização cultural; promover e facilitar o intercâmbio de conhecimento e boas práticas turísticas orientadas para o fomento de um turismo responsável; promover projetos de referência que sirvam de modelo para o desenvolvimento turístico sustentável que realcem a diversidade cultural do destino; fomentar a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento de valorização da diversidade cultural, dentre outras atuações”.

Na viagem a Barcelona, uma comitiva de Maricá visitou a área de coordenação do turismo da cidade para entender o funcionamento do sistema e a força da agenda do turismo sustentável no município. A equipe visitou também a Barcelona Ativa, uma espécie de agência de fomento e apoio ao desenvolvimento de incubadoras e startups, trabalho semelhante ao adotado pela Codemar.

A comitiva de Maricá foi à Europa em busca por novas tecnologias e projetos para cidade. No último dia 15/03, a equipe esteve em Portugal para conhecer experiências bem-sucedidas em tecnologia, ciência e inovação para estabelecer parceria e cooperação técnica para fortalecer e amadurecer promissores projetos previstos para o município: o Polo Tecnológico de Maricá.

Ainda esta semana, a Codemar participou, pela primeira vez, do Mipim 2022 em Cannes, na França, principal evento do mercado imobiliário do mundo. Na ocasião, a companhia apresentou o potencial turístico, social, econômico e sustentável da cidade de Maricá.


LEIA TAMBÉM:

Águas do Rio enfrenta desabastecimento em 4 cidades

Livro de Sérgio Magalhães propõe “Reinvenção da Cidade”

MAR inaugura exposição “Olhares e Releituras”

 


/