Solar dos Abacaxis reabre com exposição de Ayrson Heráclito | Diário do Porto


Arte

Solar dos Abacaxis reabre com exposição de Ayrson Heráclito

Com apoio da Samambaia.org, Solar dos Abacaxis reabre na rua do Senado, com fotos do artista baiano que foi destaque na Bienal de Veneza

15 de setembro de 2023

Solar dos Abacaxis é um centro cultural dedicado à formação de novos artistas (foto: Samambaia / Luciano Cerqueira)

Compartilhe essa notícia:


O artista baiano Ayrson Heráclito, professor da UFRB e ogã do Candomblé, será o grande destaque da exposição inaugural do Solar dos Abacaxis, em sua nova sede no Centro do Rio, na rua do Senado, 48.

O Solar, instalado em um casarão histórico restaurado, abrirá para o público neste sábado (16/9), a partir das 10h. Heráclito, que participou da sessão principal da Bienal de Veneza (2017) e do projeto vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza (2023), preparou uma exposição de fotografias especialmente para o público do Rio.

Ayrson Heráclito traz fotos feitas especialmente para o Solar dos Abacaxis
fotos de Ayrson Heráclito
Fotos de Ayrson Heráclito feitas para a exposição no Solar dos Abacaxis

 

Ayrson Heráclito chama sua exposição de  “Inventário de tecnologias de cuidado e cura”.

Ele a define como uma mostra exclusiva, desenvolvida especialmente para sua participação na reabertura do Solar dos Abacaxis. O artista apresenta 38 fotografias “de elementos de cura e poder que habitam a ritualística do candomblé”. 

Nas palavras de Ayrson, estas fotografias foram elaboradas “afastando todo tipo de infortúnio e trazendo boas energias de solidariedade para o Solar dos Abacaxis”.

Solar dos Abacaxis fará a formação de novos artistas

O Solar dos Abacaxis também vai abrir para visitação pública seu projeto de residência de seis novos artistas, que contam com bolsas para desenvolver seus trabalhos, com o monitoramento de profissionais da área.

A instituição, sem fins lucrativos, foi fundada em 2015 com o foco na experimentação em arte e educação. Entre seus apoiadores, está o instituto Samambaia.org

 

 

Interior da nova sede do Solar dos Abacaxis é espaço múltiplo para as artes

 


LEIA TAMBÉM:

Os prazeres da Lapa

Maricá vai aos EUA, convidada pelo MIT

Sesc RJ inaugura bistrô no antigo Convento do Carmo