Sesc RJ inaugura bistrô no antigo Convento do Carmo | Diário do Porto


Gastronomia

Sesc RJ inaugura bistrô no antigo Convento do Carmo

Prédio tombado pelo Iphan, no Centro, funciona como sede do Centro Cultural da PGE

14 de setembro de 2023

Novo bistrô ocupa espaço no antigo Convento do Carmo, no Centro do Rio (Foto: Wando Soares/Sesc RJ)

Compartilhe essa notícia:


O novo bistrô do Sesc RJ foi inaugurado no antigo Convento do Carmo, no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado. Localizado na Avenida 1º de Março, o restaurante busca valorizar esse espaço de interesse histórico no Centro do Rio e fomentar o turismo e a cultura no estado.

Com 54 lugares, o Bistrô Sesc Convento do Carmo funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado, em um espaço de 182m². O cardápio é assinado pela chef Teresa Corção, que tem experiência em cozinha social e ambientalmente sustentável. Para valorizar a agricultura familiar fluminense, alguns ingredientes serão fornecidos por pequenos produtores rurais do interior do estado. 

O prédio histórico foi construído no século XVI e inicialmente era ocupado por frades carmelitas. Depois, serviu de moradia para a rainha de Portugal, D. Maria I, com a chegada da família real ao Brasil, no século XIX. Hoje, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). 

Após quatro anos de reformas realizadas pela PGE-RJ, o espaço foi reinaugurado em 2022. A reforma para instalação da cozinha foi feita com o cuidado de preservar as características da edificação. Um exemplo é a instalação de um sistema iônico, que dispensa a coifa para remover impurezas do ar produzidas durante a preparação de alimentos.


LEIA TAMBÉM:

Como funcionam os leilões de imóveis? Confira o passo a passo

RIOgaleão espera 40% a mais de passageiros neste ano

Museu do Amanhã terá Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia


Além da gastronomia, o espaço continua com atrações artísticas, organizadas pelo Sesc RJ. A primeira delas é a exposição “Abstrações”, que está prevista na programação de outubro até janeiro.

“A gastronomia fala muito sobre a nossa história, identidade e cultura. Com o Bistrô Sesc Convento do Carmo, damos impulso a todas essas vertentes, porque estamos ocupando um espaço de extrema importância para a história brasileira, com um cardápio que valoriza a produção rural fluminense e atrai público e movimento para a cena cultural do centro da cidade incentivada pela Procuradoria Geral do Estado”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Além da unidade do Convento do Carmo, outros bistrôs do Sesc RJ pelo Rio começaram as atividades nos últimos anos. Um deles o Bistrô Arte Sesc, localizado no Flamengo e comandado pelo chef francês Frédéric Monnier.

Em julho de 2022, o Sesc RJ abriu em Teresópolis outro bistrô nos mesmos moldes, com cardápio também assinado pelo chef francês. O restaurante foi instalado dentro do Palacete Granado, onde viveu o farmacêutico que foi dono da tradicional marca de cosméticos. 

Neste ano, a instituição abriu o Q Bistrô no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis. O cardápio é da chef Andressa Cabral