Maricá vai aos EUA, convidada pelo MIT | Diário do Porto


Inovação

Maricá vai aos EUA, convidada pelo MIT

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) foi convidado para evento do MIT, universidade de tecnologia avançada dos EUA

3 de setembro de 2023

Maricá foi convidada pelo MIT para participar de evento em seu campus em Cambridge, nos EUA (foto: Campus do MIT / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) foi convidado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade americana de renome mundial, para participar da celebração dos dez anos de lançamento do programa MIT Reap (Regional Entrepreneurship Acceleration Program).

A delegação de Maricá esteve presente na semana passada na sede do MIT, em Cambridge, nos Estados Unidos e participou de encontros nos quais se discutiu estratégias de aceleração de startups em setores como energia, agronegócio, TI e saúde.

O presidente do ICTIM, órgão mantido pela Prefeitura de Maricá, Carlos Senna; o diretor de Tecnologia, Marcio Campos; e o gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, Francisco Andrade, integraram a delegação. O evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao MIT, além de corporações internacionais. 

Além de Maricá, havia representantes brasileiros de empresas como Eletrobras, Petrobras, Vibra, Energy HUB, Bolder e MSW Capital, bem como profissionais da Prefeitura do Rio de Janeiro e membros da UFRJ.

Maricá desenvolve projeto dos ônibus híbridos

Carlos Senna destacou que participar de eventos deste porte é a oportunidade de divulgar o que está sendo feito em Maricá na área da tecnologia avançada. “Quando nos engajamos com quem está desenvolvendo ciência e tecnologia de ponta, conseguimos parceiros para investir em iniciativas que transformem nossa economia”, afirmou o presidente do ICTIM.

“Como Maricá tem investido em projetos sustentáveis, a exemplo do ônibus híbrido, fomos convidados a participar do evento nos Estados Unidos para conhecer o que está sendo produzido nos laboratórios do MIT”, explicou o diretor de Tecnologia, Marcio Campos.

Na universidade americana, os representantes de Maricá conheceram o Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, que ensina empreendedorismo voltado à inovação. Também foram ao MIT.nano, instalação de ciência e engenharia em nanoescala que é aberta à comunidade universitária. 

O grupo também conheceu o MassChallenge, uma rede global que reúne startups, especialistas, empresas e comunidades para solucionar desafios, transformar negócios e economias.


LEIA TAMBÉM:

No feriado da Independência, descubra o que fazer no Centro do Rio

Pier Mauá sedia maior evento da construção no país em setembro

Galeão: Azul é a única a não aderir a desconto do ICMS