IDG começa obras de valorização no Cais do Valongo | Diário do Porto


História

IDG começa obras de valorização no Cais do Valongo

Sítio arqueológico na Pequena África, Cais do Valongo passa por obras e terá exposição para contar história do local

10 de julho de 2023

Cais do Valongo recebe ações de resgate da cultura afro-brasileira, como obras, museu e exposição (Foto: João Paulo Engelbrecht/Divulgação Iphan)

Compartilhe essa notícia:


O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) iniciou as obras de valorização do sítio arqueológico do Cais do Valongo. Este mês, o sítio, localizado na Pequena África, Centro do Rio, completa seis anos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

No espaço, serão instalados contêineres de apoio, um guarda-corpo e uma exposição com quatro totens para contar a história do Cais do Valongo e região, com curadoria da historiadora Ynaê Lopes dos Santos, especialista história da escravidão e das relações raciais nas Américas

Além das intervenções do IDG, a Prefeitura do Rio vai instalar nova iluminação no Cais do Valongo.


LEIA TAMBÉM:

Geraldo Azevedo comanda Festa Junina do Circo Voador

Encontro Nacional de Bambas apresenta a arte da capoeira

Rolé Carioca lança ambiente virtual do Museu Histórico Nacional


Em março, foi anunciada a retomada do comitê gestor do cais, que recebeu uma visita das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Cultura, Margareth Menezes, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva. O objetivo do comitê é estruturar ações que preservem o Cais do Valongo, como a criação de um museu da história dos africanos no Brasil, que será inaugurado futuramente.