Rolé Carioca lança ambiente virtual do Museu Histórico Nacional | Diário do Porto


História

Rolé Carioca lança ambiente virtual do Museu Histórico Nacional

Plataforma on-line e gratuita oferece jogos, análise histórica de obras, vídeos, acessibilidade, oficinas e curiosidades

4 de julho de 2023

Projeto Rolé Carioca busca preservar e divulgar história da cidade (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Com um ambiente virtual que preserva o patrimônio histórico e cultural do Rio, o Rolé Carioca lançou um acervo digital exclusivo do Museu Histórico Nacional, que completou 100 anos. Estão reunidas pesquisas realizadas pelo Rolé e análises históricas das obras.

A plataforma interativa ainda integra jogos, descobertas de fatos passados, um curta-documentário sob a ótica decolonial e uma vídeo-oficina. Por fim, um espaço é aberto ao público para registrar relatos sobre o acervo e museu no mapa de memórias do Rolé. A acessibilidade é garantida por audiodescrição e libras. 


LEIA TAMBÉM:

Josier Vilar toma posse como presidente da ACRJ

Pescadores da Baía de Guanabara podem se inscrever em curso gratuito da UFRJ

Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo


“Como um projeto de educação patrimonial, é essencial para o Rolé propor atividades e conteúdos duradouros sobre instituições que visitamos. Poder viabilizar um espaço de interatividade e pesquisa decolonial é um marco para o projeto”, reforça Isabel Seixas, idealizadora do Rolé.

A plataforma on-line e gratuita está disponível no site oficial do projeto cultural. O Rolé Carioca é patrocinado pela Petrobras.

Sobre o Rolé Carioca

O Rolé é um projeto cultural criado em 2012 que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O acervo é apresentado em diversos formatos, como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo, entre outros.

O Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Iphan a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.