Spectaculu | Diário do Porto

Spectaculu

A Spectaculu é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto. Lá são oferecidas formação e inserção profissional na indústria do entretenimento, para jovens de 17 a 21 anos da rede pública de ensino e ainda para moradores de comunidades carentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O mundo dos espetáculos não conta com muita oferta de mão de obra especializada, o que aumenta a empregabilidade dos alunos da Spectaculu


Compartilhe essa notícia:


Aulas de iluminação. (Instagram Spectaculu)

A Spectaculu é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 no Cais do Porto. Lá são oferecidas formação e inserção profissional na indústria do entretenimento, para jovens de 17 a 21 anos da rede pública de ensino e ainda para moradores de comunidades carentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O mundo dos espetáculos não conta com muita oferta de mão de obra especializada, o que aumenta a empregabilidade dos alunos da Spectaculu.

A instituição oferece os cursos de Adereços de Cena, Beleza, Contrarregragem e Camarim, Costura e Figurino, Fotografia, Iluminação Cênica, Montagem de Cenários e Tratamento de Imagem.

Através de uma visão educacional que busca o estímulo do desenvolvimento de consciência crítica, a escola também proporciona formação consistente de filosofia, cidadania e direitos, expressão corporal, oral e escrita, história da arte e criatividade.

Fundadora da instituição é atriz Marisa Orth

Fundada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth, a Spectaculu conta com o apoio de vários integrantes da classe artística e tem dois importantes colaboradores na direção de suas atividades: o artista plástico Vik Muniz e a consultora de moda e arte Malu Barretto. Desde 2002, a escola conta com a contribuição financeira de uma rede de padrinhos. A ajuda deles é essencial tanto para custear os gastos individuais de cada aluno, quanto para garantir a continuidade da frequência deles às aulas e sua completa formação.