Metrô Rio | Diário do Porto

Metrô Rio

Hoje o Metrô Rio transporta possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Tem mais de 3 mil funcionários. Clique aqui para acessar o mapa interativo e ter informações sobre cada estação.

Estação Carioca do Metrô (MetroRio)

Compartilhe essa notícia:


É recorrente, no Rio de Janeiro, a observação de que as pessoas se comportam muito melhor no metrô. Quase não jogam lixo no chão, e muitos jovens até cedem o lugar a pessoas com mais idade, o que é mais raro nos ônibus e nos trens da SuperVia. Vigilantes mais atentos do Metrô Rio inibem atos de vandalismo ou falta de educação verificados em outros meios de transporte. O conforto diminuiu e a superlotação aumentou com a inauguração da Linha 4, até a Barra da Tijuca, mas ainda é o transporte preferido do carioca.

Inaugurado em março de 1979, o metrô começou transportando uma média diária de 60 mil usuários. Em 1998, a empresa MetrôRio assumiu a administração e a operação das linhas, e em dezembro de 2009 passou a fazer parte do Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infra-Estrutura S.A, juntando-se à Cart – Concessionária Auto Raposo Tavares (SP), LAMSA – Linha Amarela S.A (RJ) e CLN – Concessionária Litoral Norte (BA).

Hoje o Metrô Rio transporta possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Tem mais de 3 mil funcionários. Clique aqui para acessar o mapa interativo e ter informações sobre cada estação. Durante os Jogos Olímpicos, 12,8 milhões de passageiros passaram pelas três linhas. A empresa bateu todos os recordes de transporte de passageiros, ultrapassando um milhão de usuários ao dia. Para os Jogos Paralímpicos, o MetrôRio foi um dos mais acessíveis do mundo entre os metrôs com mais de dez anos de operação e o único que mantém, em caráter permanente, apoio aos portadores de necessidades especiais.

O metrô se conecta com dois importantes meios de transporte: a SuperVia, na estação Central do Brasil, e o VLT Carioca, nas estações Carioca, Cinelândia e Central. Você pode falar com o metrô no número 0800-595-1111 de segunda a sábado das 5h à meia noite e aos domingos e feriados das 7h às 23h. O atendimento pessoal é feito na seção de Achados e Perdidos, na estação Carioca, de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h15 às 18h30, exceto feriados.