Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro | Diário do Porto

Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro

O prédio do Centro Cultural Correios, construído no início do século passado, tem teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras atividades

Fachada do Centro Cultural dos Correios, reaberto na Rio 92

Compartilhe essa notícia:


Centro Cultural Correios (Foto: Divulgação)

O prédio de linhas ecléticas do Centro Cultural Correios foi construído no início do século passado para ser escola da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, mas passou mais de 50 anos como unidade administrativa e operacional dos Correios.

Ficou fechado para reformas por 12 anos, até junho de 1992, quando recebeu a “Exposição Ecológica 92”, durante a Rio-92, evento da ONU sobre meio ambiente.


VEJA TAMBÉM:

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Igreja da Candelária

Igreja da Nossa Senhora do Monte do Carmo


 

A partir de 1993, o Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro sedia eventos de teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras atividades. Fica ao lado do CCBB e da Casa França-Brasil, bem na Orla Conde. A entrada é franca.

INSTALAÇÕES

O Centro Cultural Correios ocupa os 3.480 metros quadrados da área do prédio imponente. São três pavimentos interligados por um elevador também do início do século, do qual se pode tem uma visão do ambiente interno. No térreo estão o Teatro, com 320 metros quadrados e capacidade para 200 pessoas, a Galeria de passagem, a Galeria Filatélica e a Galeria do Teatro.

Teatro do Centro Cultural dos Correios: espaço moderno
Teatro do Centro Cultural dos Correios: espaço moderno

Na área externa, localiza-se a Praça dos Correios, com aproximadamente 1,2 mil metros quadrados. Nela acontecem shows e grandes eventos. Trata-se da única praça privada do centro histórico da cidade, que interliga o Corredor Cultural ao Boulevard Olímpico.

No segundo e terceiro pavimentos do Centro Cultural Correios há 11 salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícia a eventos de grande porte, além de um auditório com 50 lugares, localizado no segundo pavimento.

O Centro Cultural Correios recebe 400 mil visitantes por ano, em média, e promove cerca de 50 eventos de teatro, música, dança, cinema e vídeo, além das exposições de arte.