Igreja da Nossa Senhora do Monte do Carmo | Diário do Porto

Igreja da Nossa Senhora do Monte do Carmo

A Igreja Nossa Senhora do Monte Carlo, localizada na rua Primeiro de Março, guarda até hoje os restos mortais do nosso colonizador, Pedro Álvares Cabral.

A Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo presenciou acontecimentos fundamentais da história do Brasil (Foto: DiPo)

Compartilhe essa notícia:


Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo na Praça XV
A Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo presenciou acontecimentos fundamentais da história do Brasil (Foto: DiPo)

As paredes de arquitetura barroca da imponente Igreja da Nossa Senhora do Monte do Carmo resguardam 4 séculos de história do Brasil. Inaugurada em 1770 onde antes havia o Convento do Carmo, fundado ainda no século XVI, a construção presenciou a coroação do rei Dom João VI e dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, batismos e casamentos da realeza, como o da princesa Isabel, além da proclamação da república na praça em frente, a Praça XV de Março. Hoje, a igreja não mais imperial ainda guarda os restos mortais do colonizador Pedro Álvares Cabral.

Durante a semana, é comum observar fiéis escapulidos do trabalho que separam alguns minutos do dia para fazer as orações na antiga catedral, que fica aberta a visitação de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h. Aos sábados, o funcionamento é de 8h às 12h. As missas acontecem às segundas, terças e quintas-feiras às 8h, quartas às 9h, sextas às 12h20, sábados às 10h e domingos às 11h.

Para casar-se lá,  é preciso comparecer pessoalmente à secretaria, que funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h e aos sábados das 09h30 às 12h30. O valor só é informado pessoalmente. A agenda para 2019 e 2020 já está aberta. Para este ano, 30 casamentos já estão confirmados.

Os casamentos podem ser agendados para todos os dias da semana, às 18h ou às 20h. Também é possível reservar os dois horários para ter mais exclusividade. Além das exigências citadas, a Igreja Nossa Senhora do Carmo só permite músicas sacras ou eruditas. Ela abriga até 250 convidados.


VEJA TAMBÉM:

Igreja de São José

Igreja da Candelária

Estação das Barcas