AquaRio | Diário do Porto

AquaRio

Não é conversa fiada. A dica aqui é levar a sério o horário marcado no seu bilhete. Há duas formas de evitar o risco de perder a vez no AquaRio. Uma é sair de casa bem mais cedo para dar uma margem ao imprevisível trânsito carioca. Outra é pegar o charmoso VLT, que tem o AquaRio entre as principais atrações de seu percurso no Porto Maravilha. E bota atração nisso. Inaugurado em novembro de 2016, o xodó dos cariocas e turistas na Gambôa recebeu seu visitante número 1 milhão em julho de 2017. O maior aquário da América do Sul superou todas as expectativas.


Compartilhe essa notícia:


Foto: Juliana Moutinho (divulgação_AquaRio)

Não é conversa fiada. A dica aqui é levar a sério o horário marcado no seu bilhete. Há duas formas de evitar o risco de perder a vez no AquaRio. Uma é sair de casa bem mais cedo para dar uma margem ao imprevisível trânsito carioca. Outra é pegar o charmoso VLT, que tem o AquaRio entre as principais atrações de seu percurso no Porto Maravilha. E bota atração nisso. Inaugurado em novembro de 2016, o xodó dos cariocas e turistas na Gamboa recebeu seu visitante número 1 milhão em julho de 2017. O maior aquário da América do Sul superou todas as expectativas.

As crianças, em especial, ficam extasiadas, mas os números deixam os adultos boquiabertos: 26 mil metros quadrados de área construída, 4,5 milhões de litros de água, 8 mil animais de 350 espécies. O tanque principal do AquaRio é o Recinto Oceânico e de Mergulho, com 3,5 milhões de litros de água, sete metros de pé-direito e um túnel para os visitantes atravessá-lo sob os peixes. Foi o cenário dos mergulhos da personagem de Isis Valverde na novela “A força do querer”, da TV Globo. As cenas fizeram tanto sucesso que o AquaRio batizou de Ritinha uma fêmea de tubarão Leopardo. Há mais 24 tanques secundários e três tanques de toque para interação com animais.

O AquaRio tem 100% de capital privado, um sucesso invejável de um grupo de empresários, como Martinho Moura, presidente da Anntur, e Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado. O comandante do AquaRio é Marcelo Szpilman, que você pode conhecer em nossa editoria Gente do Porto.

Está localizado no final da Orla Conde, bem em frente aos Armazéns 7 e 8. Para chegar de VLT, pegue a linha 1 (azul) no sentido Rodoviária-Praia Formosa e salte na Parada Utopia AquaRio, a 200 metros. As viagens sentido Santos Dumont não passam pela estação. Neste caso, desembarque na Parada dos Navios e vá caminhando pela Orla Conde até o AquaRio.