Museu de Arte do Rio (MAR) | Diário do Porto

Museu de Arte do Rio (MAR)

O MAR é aquele irresistível par de prédios diferentes – o Palacete Dom João VI e o terminal rodoviário – unidos por uma praça-passarela em formato de ondas

O VLT na praça Mauá, coração do Porto (Foto DiPo)

Compartilhe essa notícia:


O Mar mudou totalmente o cenário da Praça Mauá (Aziz Filho)

O Museu de Arte do Rio (MAR) é aquele irresistível par de prédios antagônicos e complementares: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e um antigo terminal rodoviário em estilo modernista. As belas construções foram amarradas uma à outra por uma gigantesca praça-passarela em formato de ondas sobre os terraços, projeto do escritório Bernardes + Jacobsen.

O edifício antigo abriga as exposições de um dos museus mais charmosos e diversificados do país, com mais de 6.000 itens. Na construção mais nova funciona a Escola do Olhar, ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco na formação de educadores.

Consulte o site do Museu de Arte do Rio antes de programar sua visita e compre o ingresso online. As exposições são imperdíveis, mas você também pode subir direto ao terraço da Escola do Olhar para tirar fotos panorâmicas da Praça Mauá e do Museu do Amanhã. É o melhor ponto para dar aquela paradinha estratégica do longo passeio pelo Porto Maravilha e, de preferência, saborear os pratos com preços justos, mas não populares, do chef baiano Marcones Deus no Restaurante Mauá (terça a domingo, 12h às 18h, telefone 3031-2819).

O terraço panorâmico tem um restaurante  (Aziz Filho)

As exposições do Museu de Arte do Rio unem dimensões históricas e contemporâneas da arte em mostras de longa e curta duração, de dimensões nacional e internacional.

 

O MAR foi premiado como melhor construção de 2013 na categoria museu pelo voto popular de um dos maiores prêmios de Arquitetura do mundo, o Architizer A+ Awards. Concorreu com os museus Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), New Rijksmuseum (Holanda), Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o Danish Maritime Museum (Dinamarca). Os dois prédios somados, ligados pela “cobertura fluída”, ocupam área de 2.300 metros quadrados e área construída de 11.240 m².

Além de sua coleção própria, em processo de formação por aquisições e doações, o MAR conta com empréstimos de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil. A parceria que deu essa joia ao Porto Maravilha é da prefeitura com Fundação Roberto Marinho. É gerido pelo Instituto Odeon e tem o Grupo Globo como mantenedor.

Já a Escola do Olhar tem o Sesc como parceiro institucional.Uma das fontes de financiamento desse complexo cultural são as contribuições de pessoas conscientes da importância da cultura para a inclusão social e a evolução da cidade. Quem contribui com qualquer valor acima de R$10 recebe o cartão virtual do programa MAR de Amigos e ganha pontos para trocar por produtos exclusivos ou atividades.