Festa Literária Internacional de Maricá homenageia Gilberto Gil | Diário do Porto


Literatura

Festa Literária Internacional de Maricá homenageia Gilberto Gil

Evento terá convidados especiais, shows e espaço gastronômico, de 19 de setembro a 1º de outubro, em Itapuaçu

6 de setembro de 2023

Gilberto Gil, durante sua posse na ABL, em 2022 (Foto: Dani Paiva/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O cantor, compositor e imortal Gilberto Gil será homenageado na 8ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que será realizada entre os dias 19 de setembro e 1º de outubro, no bairro Itaipuaçu. Durante o evento, o artista será celebrado também com seu nome batizando uma praça.

Outros nomes da literatura e da cultura já estão confirmados na Flim, entre eles o historiador Leandro Karnal, Frei Betto, o compositor Nei Lopes, o ator e roteirista Hélio de La Peña, o jornalista Juca Kfouri, e a bailarina Ana Botafogo. Também está prevista a presença dos escritores Sonia Rosa, Ondjaki, Rossandro Klinjey, Roger Mello, Israel Neto, Luiz Antônio Simas, Pastor Ed Renê, Maria Chocolate, Felipe Eugênio e Eliana Alves Cruz,  e de 50 escritores da cidade de Maricá.

Durante os 13 dias de evento, a programação inclui palestras, debates e rodas de conversa entre escritores, professores, filósofos e chefs e o público. No Palco Multicultural, apresentam-se artistas como Adriana Calcanhoto, Zelia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. O Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt também sobem ao palco.

A Flim oferece um espaço gastronômico com diversos restaurantes, que funcionará na Praça Camburi,


LEIA TAMBÉM:

Tire dúvidas sobre leilões de imóveis: vale a pena?

Pier Mauá agita a região portuária com grandes eventos

Maricá vai aos EUA, convidada pelo MIT


Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 100 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança vai abrigar a Vila Pé de Maricá, em alusão à árvore que dá nome ao município, e terá 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil.

Já o espaço Porão Cultural será reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária vai abrigar 154 estandes de vendas de livros, e na Tenda Festart haverá um amplo espaço para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se será um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou que a festa literária estimula a nova geração. “A feira representa a dimensão do que não podemos perder, que é a capacidade de formar estudantes com senso crítico porque a única coisa que é imponderável é o poder transformador da educação na sociedade”, afirmou.

Mumbuca Literária

Serão distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Também serão contemplados os estudantes do projeto municipal de alfabetização “Sim, eu posso”. Este ano, os vouchers para compra de livros foram batizados de Mumbuca Literária em referência à moeda social de Maricá.

Pela primeira vez, os aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e os alunos do Passaporte Universitário (programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas) também terão direito ao voucher. O valor do “Mumbuca Literária” será o equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.

Festa Literária Internacional de Maricá

Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: 8h às 20h
Endereço: Rua Van Lerbergue 249, altura da Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu