Espraiado de Portas Abertas, em Maricá, destaca a culinária local | Diário do Porto


Turismo

Espraiado de Portas Abertas, em Maricá, destaca a culinária local

Evento no bairro de Espraiado, em Maricá, ocorre no próximo domingo, dia 26, e destaca produtos, artesanato e a gastronomia da região

21 de fevereiro de 2023

Programação do evento inclui atrações gastronômicas, passeios e artesanato (foto: Prefeitura de Maricá/Katito Carvalho)

Compartilhe essa notícia:


Realizado a cada dois meses em Maricá, a primeira edição de 2023 do Espraiado de Portas Abertas foi adiada para o dia 26 de fevereiro após fortes chuvas atingirem a região da Serra do Espraiado, um dos distritos da cidade. O evento, que valoriza a gastronomia e os produtos locais, é realizado com o apoio da Prefeitura de Maricá e terá como prato típico a costela bovina, que será servida a preços variados nos mais 20 estabelecimentos participantes. Os visitantes também vão poder aproveitar apresentações musicais, atividades culturais e opções de passeios.

A programação acontece das 9h às 17h, e oferece uma gastronomia variada que inclui, além do prato principal, caldos, massas, petiscos em geral e bebidas. Na Feira da Agricultura Familiar e da Feirarte serão expostos diversos tipos de artesanatos como crochê, patchwork, trabalhos em feltros e quadros.

O Espraiado de Portas Abertas acontece anualmente desde 2013, sempre em seis edições em cada ano. As próximas edições já têm data e tema programados: 9 de abril, com foco na Páscoa e prato principal galinha à moda caipira; 11 de junho, tema Festa Junina e prato principal feijoada; 13 de agosto, para prestigiar a Gastronomia do Guandu; 8 de outubro, sobre Gastronomia do Aipim; e 10 de dezembro, com o tema Natal Rural Mágico e prato principal Pernil à Moda da Roça.


LEIA TAMBÉM:

No Carnaval, 500 mil pessoas vão viajar de ônibus no Rio

Hotéis da Região dos Lagos e Costa Verde têm 90% de ocupação

Três passeios para praticar o turismo de vizinhança, no Rio


Desde 2013 em Maricá

O projeto Espraiado de Portas Abertas foi idealizado pela empresa de eventos local Sítio do Riacho e organizado pela empresária e moradora Regina Sebould, junto à comunidade e outros colaboradores, com o objetivo de fomentar o turismo rural na região.

A iniciativa busca divulgar a cultura do Vale de São Francisco, a gastronomia local e a beleza da Serra do Espraiado, segundo distrito de Maricá. A ideia é também promover sustentabilidade aos moradores e preservar o meio ambiente por meio do turismo consciente.

O evento conta com a participação de comerciantes, sitiantes, agricultores, artesãos, artistas plásticos, igrejas e doceiras locais.