Museu do Amanhã terá Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia | Diário do Porto


Arte

Museu do Amanhã terá Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia

Nova Bienal Rio está disponível a partir de 20 de setembro no interior do museu e na Praça Mauá com interatividade entre arte e tecnologia

13 de setembro de 2023

Obra LIMINAL, de Louis-Philippe Rondeau, discute embate entre criatividade humana e inteligência artificial (Foto: Cortesia do artista/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A primeira edição da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia vai reunir 70 obras de 30 países no Museu do Amanhã. A exposição ficará disponível a partir do dia 20 de setembro, no interior e na área externa em frente ao museu, na Praça Mauá, onde o público poderá a experimentar arte com realidades aumentadas e virtuais, trabalhos com inteligência artificial, instalações interativas, machine learning, animações, gameart e vídeos. 

Ao todo, serão apresentados 66 artistas, coletivos e estúdios. Entre eles, dez representam o Brasil. A proposta interativa convida o espectador a tocar, percorrer instalações e se integrar às obras e projeções, além de compor retratos em tempo real. Os projetos são divididos em dois temas: A Nova Estética e a Supercriatividade.

A curadoria da Nova Bienal Rio tem a assinatura de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, referências mundiais pela realização de exposições de arte eletrônica e pela fundação do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado há mais de 20 anos. 

Dentro do Museu do Amanhã, o evento ocupará o Espaço Expositivo Temporário, até o dia 29 de outubro, e também trará atrações de destaque no átrio e no lounge. Na Praça Mauá, as obras com interatividade terão acesso livre e gratuito, por 12 dias, de 20 de setembro a 1º de outubro.   

Confira as principais atrações da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia

No tema A Nova Estética, destacam-se o game The Great Adventure Of Material World, inédito no Brasil, da chinesa Lu Yang, que utiliza mecanismos de filmes com animações 3D, hologramas, performances de captura de movimento, entre outros recursos. Já a obra Capture, da artista finlandesa Hanna Haaslahti, proporciona ao visitante a criação de seu próprio avatar digital e interação com uma multidão virtual.

No filme experimental Cycles of Creation, Guli Silberstein apresenta uma história alternativa e ficcional da criação do mundo, desenvolvido por meio da Inteligência Artificial Stable Diffusion. O brasileiro Gabriel Massan usa sua experiência em desenvolvimento de animação 3D para criar ecossistemas virtuais inteiros, com base no conceito de “Fabulação Crítica”, da escritora Saidiya Hartman.

No tema Supercriatividade, está a obra LIMINAL, do canadense Louis-Philippe Rondeau, em que um arco de luz é uma metáfora para um portal no tempo. O alemão Robin Baumgarten apresenta Quantum Jungle, que propicia a experiência de tocar numa parede com molas de metal e 12.000 LEDs, criada a partir de conceitos de física quântica.

Serviço:

Abertura: 19 de setembro, 18h30

Exposição: De 20 de setembro a 29 de outubro

Classificação: Livre

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ,

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras, a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Vendas on-line


LEIA TAMBÉM:

Armazém da Utopia, no Porto, terá novo teatro e restaurante

Cedae abre vagas para Jovens Aprendizes no Centro

Marcelo Szpilman lança “Tubarões – Por que atacam o homem”