Senac Rio lança livro "Economia do Mar" com 37 autores | Diário do Porto


Inovação

Senac Rio lança livro “Economia do Mar” com 37 autores

Livro “Economia do Mar”, publicado pelo Senac Rio, teve apoio do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Queiroz e capítulos de Wagner Victer

23 de novembro de 2023

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Queiroz, destaca a importância do livro "Economia do Mar" (foto: Senac Rio / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Editora Senac Rio, que integra o Sistema Fecomércio RJ, lançou o livro “Economia do mar”, que aborda as atuais tendências em temas como pesca, turismo, comércio e energia, para negócios sustentáveis e ações empreendedoras. O objetivo da publicação é impulsionar novas oportunidades de trabalho, emprego e renda, por meio da tecnologia, inovação e colaboração entre diversos profissionais relacionados ao mar.

O Brasil é o país com o maior litoral do Atlântico Sul. Cerca de 80% da população brasileira vive nos Estados da faixa litorânea, nos quais são produzidos 90% do PIB nacional. A ideia para fazer o livro nasceu após a participação da Fecomércio RJ no evento Global Innovation Summit, realizado em Portugal, em junho de 2022. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca como sua entidade está sintonizada com os novos rumos da economia.

“Um elemento do qual me orgulho à frente do Sistema Fecomércio RJ é a valorização da nossa habilidade de enxergar o futuro. Como guardiões dos interesses de milhares de comerciantes e prestadores de serviço, estamos mirando o horizonte no intuito de manter a mente aberta para novas possibilidades e abordagens. Dessa forma, identificamos a potencialidade da chamada ‘economia do mar’ e seus alinhamentos mais fundamentais com os nossos propósitos”, afirma Queiroz, comentando o lançamento do livro.

A obra reúne estudos de 37 colaboradores brasileiros e portugueses, pesquisadores e profissionais com atuação destacada em suas áreas de conhecimento. Entre eles, está o engenheiro Wagner Victer, ex-secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro,  autor de dois capítulos:  capítulo 33, “A Economia do Mar Fluminense precisa formar urgente Engenheiros de Pesca e de Aquicultura”; e capítulo 41, “Tainha Insulana: A Picanha do  Mar – Gastronomia Local”.

Organizado por Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio, o livro é um lançamento da  Editora Senac Rio, fundada no ano 2000, com foco em obras para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho e dos negócios.

Ficha técnica

Título: Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal

Organizadores: Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio

Editora: Editora Senac Rio

Páginas: 264


LEIA TAMBÉM:

Bate-bolas são homenageados pela Prefeitura do Rio

Casa Mauá Residencial é realidade no Reviver Centro 2

Búzios quer ser a primeira cidade do RJ com 3 praias Bandeira Azul