Santa Teresa e Cadeg organizam Festivais de Inverno | Diário do Porto


Gastronomia

Santa Teresa e Cadeg organizam Festivais de Inverno

Primeira edição do Festival de Inverno de Santa Teresa começa no dia 23; Cadeg também realiza evento especial de gastronomia

21 de junho de 2023

Restaurantes dos festivais de inverno em Santa Teresa e no Cadeg vão oferecer pratos especiais (foto: Divulgação/Márcio Reis)

Compartilhe essa notícia:


A cidade do Rio vai receber, junto com o início do inverno, dois festivais gastronômicos. Durante a estação mais fria do ano, o bairro de Santa Teresa e o Cadeg, em Benfica, apresentam eventos com comida, cultura, workshops e arte.

A primeira edição do Festival de Inverno de Santa Teresa acontece entre os dias 23 de junho e 6 de agosto e vai homenagear o Bar do Mineiro, tradicional ponto de encontro do bairro. Durante o período, 15 restaurantes vão oferecer pratos especiais, além de happy hours com bebidas em dose dupla, das 18h às 20h, às quintas-feiras ou sextas-feiras.

Alguns estabelecimentos terão programação musical, como o Portella Bar, que vai oferecer fondue completo e festival de caldos. Já o Café do Alto terá uma seleção de comidas típicas de festa junina.

festival de inverno
Visitantes podem aproveitar o festival gastronômico para passear de bonde em Santa Teresa (Foto: divulgação)

O Festival de Inverno também inclui apresentações artísticas. Nos dias 24 e 25, o grupo de grafiteiros de Santa Teresa, o Santa Crew, vai realizar ações de grafitagem na Rua Pascoal Carlos Magno para revitalizar a área. Locais como Hub Rua, ateliê Nelson Crisostomo, galeria Modernistas, Cine Santa Teresa e Parque das Ruínas vão receber exposições durante o período.


LEIA TAMBÉM:

Alerj lança frente de fomento ao audiovisual e homenageia ícones do cinema

Festival Gastronômico de Inverno de Maricá chega à quinta edição

Porto do Rio vai receber graduação de matemática aplicada do IMPA


A iniciativa é dos comerciantes locais, por meio da Associação dos Amigos e Empreendedores de Santa Teresa (AMESANTA). O festival se encerra no dia 6 de agosto com o Arte de Portas Abertas, organizada pela Chave Mestra. A programação completa está disponível no site.

Em Benfica, na Zona Norte, o Mercado Municipal do Rio realiza o Festival de Inverno do Cadeg, a partir do dia 23 de junho. São 19 estabelecimentos participantes, com pratos exclusivos e produtos com preços especiais. Até o final de julho, os domingos de festival terão a tradicional Feira de Antiguidades, das 10h às 16h. Uma exposição de carros antigos do grupo AGMH, com o tema DKW, será uma das atrações e acontece no dia 16.

A organização do evento vai receber doações de cobertores para instituições que dão suporte e apoio para pessoas em vulnerabilidade social. As doações serão coletadas na Avenida Central. ressalta as novidades da 5ª edição do Festival de Inverno como um diferencial. “O nosso evento já é um marco no calendário da cidade e sempre buscamos inovar e trazer novas atrações, como um workshop gastronômico voltado para as crianças”, destacou o diretor social do Cadeg, André Lobo