Festival Gastronômico de Inverno de Maricá chega à quinta edição | Diário do Porto


Gastronomia

Festival Gastronômico de Inverno de Maricá chega à quinta edição

Pimenta Rosa é tema do Festival Gastronômico de Inverno, que acontece durante o mês de julho em restaurantes de Maricá

19 de junho de 2023

Produto típico da região de Maricá, a pimenta rosa será homenageada no festival (foto: Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


Iguaria típica da cidade, a pimenta rosa é o tema da 5ª edição do Festival Gastronômico de Inverno de Maricá, a ser realizada entre os dias 1° e 30 de julho, em diversos restaurantes da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Com grande versatilidade na gastronomia, a relação da pimenta rosa com a cidade será explorada no festival. O presidente da Rota Maricá de Gastronomia, Marcello Perrone, afirmou que produtores rurais ressaltam a importância do ingrediente para Maricá.

“A pimenta rosa é um produto típico da região, que se encontra com muita facilidade em Maricá. O ingrediente ajuda o pequeno produtor, faz a economia circular na cidade, e conseguimos aproveitar um item maravilhoso, que tem um perfume e um sabor único”, explicou. O objetivo é criar pratos que tenham o DNA da gastronomia de Maricá. A pimenta rosa pode ser usada em doces, carnes, peixes, massas, bebidas, entre outros.


LEIA TAMBÉM:

Mercado Municipal de Niterói será inaugurado em 27 de junho

Alceu Valença é atração do Arraiá de Maricá

Grande Prêmio Brasil, no Jockey, terá Jorge Aragão, cerveja e festival infantil


As receitas oferecidas no festival serão elaboradas especialmente para o festival. Pela primeira vez no evento, o chef Fabão, do restaurante ChurrasKing, ressalta que o festival ajuda os restaurantes a mostrar a gastronomia para um público novo.

A expectativa, segundo o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, é de que essa seja a maior edição. Ele informa que, por enquanto, já são 60 restaurantes inscritos. A perspectiva é que o número total chegue a mais de 100 estabelecimentos.

O evento tem o apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, da Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).

O guia completo está disponível no site do Festival.