Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo | Diário do Porto


Geral

Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo

Censo de 2022 indicou crescimento de 54% em relação a 2010; Maricá está na 15ª posição no ranking de população no Rio de Janeiro

29 de junho de 2023

Maricá ficou na 15ª posição no ranking de população do estado do Rio (foto: Gabriel Reis/Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


A população de Maricá cresceu 54% entre 2010 e 2022.  Resultado do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que a população do município chegou a 197.300 pessoas.

No ranking de população dos municípios, Maricá está na 15ª colocação no Estado do Rio de Janeiro e na 154ª colocação no Brasil. O prefeito Fabiano Horta destacou que os números mostram que Maricá superou o conceito de cidade dormitório e que hoje as pessoas encontram no município oportunidades de trabalho, moradia e políticas de proteção social.

O prefeito exemplificou algumas políticas públicas da cidade, como o transporte público com Tarifa Zero, o programa Renda Básica da Cidadania (RBC) pagos em moeda social Mumbuca, como atrativas para as pessoas decidirem viver na cidade. Também citou o Passaporte Universitário, que garante bolsa integral aos moradores de Maricá, e o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.

Maricá quer fomentar economia local

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha ressaltou que o município planeja o futuro com programas de estímulo à economia local e a proteção econômica. Ele informou como exemplos o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), iniciativa que formaliza e garante direitos ao trabalhador informal, e o Fomenta Maricá, que traz linhas de crédito para trabalhadores informais e empresários.

“O PPT é um instrumento de aumento na demanda por serviços na cidade, na economia, nos serviços de comércio e aquece a economia local”, disse Sardinha. “O Fomenta Maricá garante crédito ao pipoqueiro que quer reformar sua carrocinha e até ao empresário industrial que quer montar uma unidade no município”, acrescentou o secretário, afirmou.


LEIA TAMBÉM:

Feira O Fuxico, em Ipanema, celebra as festas juninas

Cine Henfil, em Maricá, tem programação extensa no fim de semana

Flamengo ganha museu e convoca a torcida para eleger time dos sonhos