Procon notifica camarote Rio Praia por superlotação na Sapucaí | Diário do Porto


Carnaval

Procon notifica camarote Rio Praia por superlotação na Sapucaí

Órgão municipal deu 24 horas para esclarecimentos e exige devolução dos valores pagos por clientes prejudicados durante desfile na Sapucaí

20 de fevereiro de 2026

Imagem mostra público concentrado no interior do Camarote Rio Praia durante desfile na Sapucaí. (foto: Reproduação / Redes Sociais)

Compartilhe essa notícia:


A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, notificou nesta sexta-feira (20/02) o Camarote Rio Praia por superlotação, indícios de publicidade enganosa e falhas na prestação de serviços durante o desfile realizado no último dia 17 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.

O órgão determinou que a empresa apresente, no prazo de 24 horas, esclarecimentos formais sobre os problemas registrados e um plano de ressarcimento aos consumidores que se considerarem prejudicados. A notificação também exige o início da restituição integral e imediata dos valores pagos pelos clientes que teriam sido lesados. O descumprimento pode resultar na aplicação de multa administrativa.

Denúncias apontam superlotação e risco à segurança

Segundo o Procon, a medida foi adotada após o recebimento de denúncias de frequentadores e da circulação de vídeos e relatos nas redes sociais indicando que o espaço teria operado acima da capacidade prevista.

Os registros apontam aglomerações, dificuldades de circulação e risco à segurança dos participantes. A Secretaria avalia que a eventual superlotação pode configurar violação às normas de proteção ao consumidor e comprometer a integridade física do público.

Falhas no “open bar” e no “open food” são investigadas

Além da questão estrutural, o órgão apura possíveis irregularidades no cumprimento da oferta anunciada como experiência “premium”, que incluía serviços de open bar e open food.

Consumidores relataram quantidade insuficiente de produtos, qualidade abaixo do divulgado e problemas de conservação, incluindo fornecimento de bebidas em temperatura inadequada. Segundo o Procon, esses fatores podem caracterizar vício de qualidade e quantidade na prestação do serviço, além de publicidade enganosa ou abusiva, em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.

“O consumidor tem direito à informação clara e ao serviço adequado. Quem se sentiu prejudicado e formalizar a reclamação junto à empresa deve ser reembolsado de forma imediata. O prejuízo não pode ficar com o consumidor”, afirmou o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, João Pires.

Cancelamento de show no Desfile das Campeãs

Antes da notificação oficial, o Camarote Rio Praia já havia anunciado o cancelamento do show do cantor Belo, previsto para o Desfile das Campeãs, que acontece neste sábado (21). Em comunicado, a empresa informou que a decisão considerou “a dimensão artística do cantor e o expressivo público que acompanha o artista”.

Em nota, o camarote afirmou que sua estrutura está adequada às normas e autorizações dos órgãos competentes, incluindo o Corpo de Bombeiros, e que eventuais ajustes realizados tiveram como objetivo melhorar a circulação e o conforto dos clientes.

Orientação aos consumidores

O Procon Carioca orienta que os consumidores que se sentiram lesados no evento do dia 17 de fevereiro devam procurar diretamente o Camarote Rio Praia e solicitar o reembolso integral do valor pago. Caso não obtenham retorno ou solução satisfatória, devem registrar reclamação formal junto ao órgão municipal.

O caso segue sob análise administrativa e pode resultar em sanções adicionais caso as irregularidades sejam confirmadas.


LEIA TAMBÉM:

Após 10º lugar, Portela ainda terá que explicar uso de drone tripulado

Centro do Rio atraiu 3 milhões de turistas em 2025

TCU condena executivos a devolverem R$ 341 milhões por Angra 3