Prefeitura inicia a recuperação das tradicionais luminárias do Centro | Diário do Porto


História

Prefeitura inicia a recuperação das tradicionais luminárias do Centro

Cerca de 300 postes, arcos e cordoalhas que fazem parte do sistema de iluminação histórica serão recuperados em 30 ruas, a partir deste mês

2 de março de 2023

No lançamento do projeto, foi cortado o tradicional bolo da Sarca (foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio)

Compartilhe essa notícia:


As luminárias tradicionais do Centro Histórico estão sendo recuperadas como parte do Plano Urbano Reviver Centro, capitaneado pela Prefeitura do Rio. Vão passar por restauro ou substituição cerca de 300 peças de iluminação, com três tipos de postes, além de arcos e cordoalhas em ferro fundido que fazem parte da memória carioca.

O projeto foi lançado na Rua do Mercado, no dia do aniversário de 458 anos da cidade do Rio de Janeiro. A via recebeu 15 postes históricos, entre peças recuperadas e novas, feitas de acordo com os moldes originais.

Para celebrar o aniversário da cidade, também foi cortado nesta quarta-feira, dia 1°, o tradicional bolo da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com 4,58 metros de comprimento.


LEIA TAMBÉM:

Rio vai receber primeiro centro de inovação dedicado ao Turismo

Anvisa acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos

União de Maricá vai desfilar na Sapucaí em 2024


Produção de peças faz parte do Luz Maravilha

A recuperação do sistema de iluminação histórico será feito em uma área delimitada pelas avenidas Passos, Presidente Vargas e Primeiro de Março, pelas ruas da Carioca, da Assembleia e São José, e pela Praça Quinze.

A produção das novas peças e a reforma das antigas estão a cargo do consórcio Smart Luz, dentro do programa Luz Maravilha, uma parceria público-privada administrada pela RioLuz. O projeto de restauração é uma concepção do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. A iniciativa teve ainda o apoio logístico da Secretaria Municipal de Conservação, da Subprefeitura do Centro e da Gerência Executiva Local.

Segundo a presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Laura Di Blasi, a iluminação é parte integrante da paisagem dos bairros centrais. “O Centro do Rio precisa de gente, de vida e de cuidado com seus bens históricos. Foi ali que surgiu a cidade e onde foram implementadas ações pioneiras de proteção e valorização da paisagem urbana, como o Corredor Cultural. Neste sentido, esta ação é essencial não somente para valorizar o patrimônio cultural, mas também para viabilizar a requalificação que se pretende na área central”

Atuais luminárias no Centro são do fim do Século XIX

O objetivo do projeto era que o sistema restaurado remontasse ao sistema de iluminação elétrica do fim do século XIX e início do século XX, com equipamentos antigos adequados às necessidades atuais das vias públicas. Para isso, foi feito um mapeamento das luminárias existentes e mapas de iluminação.

No perímetro escolhido há locais de grande peso histórico, como as ruas do Ouvidor e do Rosário e o Largo do Paço Imperial. Para o Subprefeito do Centro, Alberto Szafran, o circuito de iluminação é fundamental para o comércio e para o centro financeiro da cidade. “Trazemos mais visitantes para esse ambiente convidativo, onde as pessoas se sentem mais seguras e confortáveis”.