Rio vai receber primeiro centro de inovação dedicado ao Turismo | Diário do Porto


Turismo

Rio vai receber primeiro centro de inovação dedicado ao Turismo

Depois da consolidação da unidade no Rio de Janeiro, que completa hoje 458 anos, novos centros serão instalados para fomentar turismo

1 de março de 2023

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirma que Rio será laboratório (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


No aniversário de 458 anos do Rio de Janeiro, a Embratur anunciou, como presente, o primeiro centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao Turismo. Desenvolvido pela agência em parceria com o Turistech Hub Brasil, o projeto “Embratur Lab” vai usar a tecnologia para melhorar a experiência dos turistas internacionais no Brasil, além de promover competitividade e sustentabilidade ambiental aos serviços deste setor.


LEIA TAMBÉM:

União de Maricá vai desfilar na Sapucaí em 2024

Rio é 7ª cidade em ‘vida ao ar livre’ e última em segurança

Sambódromo entra no Guiness por reciclagem de latinhas


O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, justificou a escolha do Rio de Janeiro como lugar para iniciar o projeto por conta da diversidade de serviços ligados ao turismo. “A cidade será nosso primeiro grande laboratório para testar inovações que serão utilizadas nos destinos turísticos em todo o Brasil”.

Uma das ações previstas é a instalação de um Big Data para empresas do setor identificarem tendências e comportamentos dos consumidores e o desenvolvimento de soluções de tecnologias verdes que ajudem a reduzir a pegada de carbono do turismo. Após a consolidação da unidade do Rio, novos núcleos serão instalados no país.

Em 2023, o Rio deve superar a marca de 2019, com mais de um evento por dia na cidade. Na ocasião, a capital recebeu 334 eventos com um público de mais de 1,4 milhão de pessoas. Já este ano, a estimativa foi de 110 eventos só nos dois primeiros meses. Nos meses seguintes, os destaques são shows internacionais, eventos esportivos e festivais.