Museu do Amanhã mostra o mundo pelos olhos dos bichos | Diário do Porto


Exposição

Museu do Amanhã mostra o mundo pelos olhos dos bichos

A mostra “Sentir Mundo” oferece aos humanos a experiência de ver a natureza pelos olhos de outras espécies. Ingressos á partir de R$15

29 de janeiro de 2024

Museu do Amanhã abre exposição "Sentir Mundo", convidando o público a uma experiência imersiva (foto: Museu do Amanhã / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Museu do Amanhã está abrindo a exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”, pela qual o público será convidado a ver a vida sob a perspectiva de outras espécies. A mostra promete estimular os sentidos dos visitantes e oferecer uma experiência do que seria viver como um bicho na selva. Idealizada pela Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Muséum National d’Histoire Naturelle, da França, a exposição é uma versão reduzida da mostra “Odisseia Sensorial”, já apresentada em Paris e Singapura. Ingressos a partir de R$15.

Em um percurso com três salas, os visitantes podem se sentir dentro da mata, explorar o mundo dos insetos, entrar no subterrâneo e ver a complexa rede de relações entre inúmeras espécies.  A exposição é acompanhada por um painel que inclui textos, ilustrações e um acervo de insetos colhidos para pesquisas, destacando os principais de cada área da exposição. 


LEIA TAMBÉM:

Galeão deve chegar a 14 milhões de passageiros neste ano

Maricá faz convênio de cooperação com cidade da China

Gilberto Braga, por Xexéo e Maurício Stycer


Museu do Amanhã faz mostra em três salas

A primeira sala é o “Dossel da Floresta”, onde o visitante fica cercado por sons, cheiros e um chão que imita o da floresta. Lá estão dispostas representações de animais típicos da região amazônica próxima ao Estado de Roraima. Esta sala valoriza histórias indígenas e a relação com a natureza.

“Por Dentro do Solo”, na segunda sala, é onde a mostra expõe a complexa relação da vida no subterrâneo. Apesar de invisível para os humanos, a vida nesse nível, onde coexistem seres minúsculos e animais maiores, é essencial para tudo o que há na superfície. As instalações brincam com tamanho, e oferecem para o visitante a sensação de estar entre diversos organismos do ecossistema. 

A última etapa, “A Dança dos Insetos”, mergulha no mundo dos insetos e mostra detalhes da polinização. Nesta sala, a relação é invertida e os visitantes encaram insetos da perspectiva que eles nos veem na vida real. É possível escalar e brincar, e entender um pouco mais sobre esses seres.

 

Sentir Mundo

Data: 30/01 até 02/06 – terça á domingo

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1

Horário: 10h ás 18h – última entrada ás 17h

Classificação Livre

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/78939/d/234208/s/1593218?share_id=1-copiarlink