Maricá promove 'Sua Casa, Nosso Sonho' até domingo | Diário do Porto


Cidadania

Maricá promove ‘Sua Casa, Nosso Sonho’ até domingo

Seminário terá palestras, intervenções culturais e discussões voltados para os condomínios do Minha Casa Minha Vida em Maricá

6 de julho de 2023

Convidados do seminário vão conhecer pontos simbólicos de Maricá (foto: Prefeitura de Maricá)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas, realiza o seminário “Sua Casa, Nosso Sonho”, entre os dias 7 e 9 de julho, em Maricá. O evento será voltado para os condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e para as comunidades de Maricá.

Com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências entre especialistas, líderes comunitários, autoridades locais e moradores, o evento terá uma programação diversificada, incluindo palestras, discussões em grupo e intervenções culturais.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 7 de julho, às 19h, no Cine Henfil e contará com a participação de convidados, como Jorge Melguizo, Cielo Maria e Murilo Cavalcanti.

Autoridades locais também estarão presentes, incluindo o prefeito Fabiano Horta, o deputado federal Washington Quaquá, o vice-prefeito licenciado Diego Zeidan, o deputado estadual Renato Machado, entre outros.

“As comunidades têm uma extensa história de resistência desde a sua origem. Reconhecer o valor histórico é identificar suas principais questões e levar as soluções. O ICTIM se orgulha de participar desse momento trabalhando com tantas entidades e pensando estratégias para levar políticas públicas efetivas às comunidades. Esse é o real exercício da cidadania”, considera o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Nos dias 8 e 9 de julho, serão realizados grupos de escuta e discussão nos condomínios do MCMV de Itaipuaçu e Inoã, respectivamente. Os temas abordados incluirão experiências e vivências em favelas, os ensinamentos de Medellín, a transformação do Minha Casa, Minha Vida em Maricá, cultura e lazer, economia e desenvolvimento, espaço e território. Além disso, o movimento cultural Ruasia realizará intervenções culturais durante o evento.

No dia 10 de julho, os convidados externos terão a oportunidade de conhecer a cidade de Maricá, visitando pontos simbólicos para a cidade como o Banco Mumbuca, a Casa de Cultura de Direitos, o projeto “Sim, Eu Posso!”, o Hospital Municipal Che Guevara e os condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

O evento “Sua Casa, Nosso Sonho” pretende fortalecer a união e a participação ativa da comunidade na construção de um futuro melhor para todos. “É uma oportunidade única para o compartilhamento de conhecimentos, vivências e ideias que possam contribuir para a paz, cidadania, futuro e felicidade nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida e nas comunidades de Maricá”, afirma o deputado Washington Quaquá.

O seminário tem o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), do Favela.Ong, as secretarias municipais de Cultura, de Turismo, de Economia Solidária e de Direitos Humanos. Também participam da atividade os seguintes projetos do ICTIM: Incubadora de Inovação Social em Cultura e Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro.


LEIA TAMBÉM:

Geraldo Azevedo comanda Festa Junina do Circo Voador

Encontro Nacional de Bambas apresenta a arte da capoeira

Rolé Carioca lança ambiente virtual do Museu Histórico Nacional