Light é multada em R$ 13,6 mi por falhas na Ilha do Governador | Diário do Porto


Infraestrutura

Light é multada em R$ 13,6 mi por falhas na Ilha do Governador

Novas falhas da Light causam problemas desde o dia 14. Procon e Prefeitura do Rio acionam a empresa. Ministério avalia a concessão

20 de julho de 2024

Light diz que o apagão cibernético mundial também afetou seus reparos na Ilha do Governador (foto: Divulgação)

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A Light está sendo multada pelo Procon em R$ 13,6 milhões por novas falhas no fornecimento de energia elétrica para a Ilha do Governador. Além disso, segundo o prefeito Eduardo Paes, a empresa sofrerá uma ação civil pública. Os problemas, que se iniciaram no domingo (14), estenderam-se por toda a semana, causando até falta de iluminação no entorno do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão.

O prefeito disse que está discutindo as falhas reincidentes da Light com o Ministério das Minas e Energia, responsável pela concessão federal da empresa. O Ministério analisa se haverá ou não a renovação do contrato da Light.

Em nota, o Ministério informou que desde domingo “atua de forma coordenada com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a distribuidora local, para a retomada dos serviços de energia elétrica nos pontos afetados”.

“O MME já alertava a Light sobre a urgente necessidade de revitalização do sistema de distribuição que atende a essas regiões, uma vez que é bastante antigo e poderia sim afetar o atendimento à população que mora nessas localidades. O ministério destaca que seguirá cobrando a revitalização do sistema afetado, para que incidentes como esse não voltem a se repetir”, segundo a nota.

Não é a primeira vez que a Prefeitura do Rio pune a Light. Segundo a assessoria de imprensa do Procon, a distribuidora tem débitos de R$ 2 milhões inscritos na dívida ativa. A quantia é referente a uma sanção aplicada em março de 2022. Existe também uma multa de R$ 12 milhões, de fevereiro deste ano. A empresa apresentou um pedido de impugnação, ainda em fase de julgamento.

Light diz que a “falha cibernética global” prejudicou seus serviços

A Light, por meio de sua assessoria de imprensa, relatou que devido um defeito na rede subterrânea, foi necessário fazer uma interrupção emergencial na quinta-feira (18/7), para fazer uma manutenção no sistema de alta tensão. Durante o reparo, teria havido imprevistos.

Segundo a assessoria, “a falha cibernética global que atingiu os sistemas de comunicação de vários países, na sexta-feira (19/07), também teve efeitos nos sistemas da Light, atrasando por mais algumas horas o trabalho das equipes de campo e o funcionamento de equipamentos telecomandados que auxiliam na normalização do serviço”.


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