Embratur e UFF se juntam por inovação no turismo | Diário do Porto


Inovação

Embratur e UFF se juntam por inovação no turismo

Consórcio vai realizar pesquisas na área de turismo, mercado, imagem e inovação

17 de abril de 2023

Pesquisa vai traçar perfil dos turistas do BRICS (foto; Tomaz Silva/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Pesquisa, imagem e turismo são os propulsores do consórcio entre a Embratur e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A parceria fará pesquisas de imagem e de mercado e também vai criar grupos de trabalho focados em inovação no turismo.  O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou o compromisso com o reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega e participou da solenidade de abertura do semestre com alunos e professores da Faculdade de Turismo e Hotelaria.

Entre as ações planejadas está uma pesquisa sobre o perfil de mercado em países da América do Sul e do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Alunos de graduação selecionados receberão bolsas de estudo para participar do projeto, que abordará a inovação em áreas como acessibilidade digital, mapeamento de oferta turística, monitoramento de mídia da imagem do Brasil e inventário digital de pontos turísticos.

 


LEIA TAMBÉM:

Rio Bonito: da Fonte à Serra, a beleza vem das águas

É tempo de trilhas na Serra dos Órgãos

Mico-leão-dourado, uma joia para ser vista de perto


 

Os recursos serão de R$ 2,7 milhões. A Embratur será responsável pela gestão do consórcio e pela definição das prioridades. Em palestra na UFF, Freixo explicou que o papel da Embratur é construir pontes e direcionar esforços para priorizar o objetivo comum de colocar o turismo em uma posição estratégica para o Brasil.

 

turismo
Termo foi assinado depois de palestra na UFF (foto: Márcio Menasce/Embratur)

 

Outro ponto destacado foi a importância da reaproximação diplomática com países que enviam turistas para o Brasil e como o turismo pode ser uma ferramenta de preservação e sustentabilidade.  Seguindo a linha do governo federal de dar protagonismo à agenda climática em todas as áreas, Freixo criou na Embratur a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas.  A ideia é mostrar à comunidade internacional que o Brasil voltou a respeitar o meio ambiente, a fauna e flora, a preservar seus biomas e a proteger as comunidades tradicionais.