Cedae abre vagas para Jovens Aprendizes no Centro | Diário do Porto


Esporte

Cedae abre vagas para Jovens Aprendizes no Centro

Moradores de Cidade Nova, Estácio, morros da Providência ou do Pinto podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 15

12 de setembro de 2023

Os 35 novos aprendizes irão atuar como auxiliares administrativos em diversas áreas da Cedae (Foto Leo Ripamonti/Cedae)

Compartilhe essa notícia:


A Cedae abriu 35 vagas para o programa de Jovens Aprendizes. Os candidatos devem, obrigatoriamente, estar em situação de vulnerabilidade social; ter entre 16 e 22 anos; ser moradores da Cidade Nova, Estácio, Morros da Providência ou do Pinto; e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O objetivo é melhorar os indicadores sociais do município e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região do entorno do prédio-sede da companhia. 

Ao todo, serão aceitas 100 inscrições. Os interessados vão passar por um diagnóstico inicial, e serão sorteados 35 jovens (sendo cinco PCDs) para participar do programa. O processo de seleção visa garantir que a oportunidade seja igual para todos e todas, independentemente da origem ou condição.

Os 35 selecionados irão atuar como auxiliares administrativos em diversas áreas da Companhia (administrativo, jurídico, inovação, governança e informática, entre outras).

Mudança positiva

– Nosso compromisso com as diretrizes de ESG (Ambiental, Social e Governança) reflete o papel da Cedae como agente de mudança positiva. No âmbito social, acreditamos que proporcionar acesso e oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade, investindo na sua capacitação e experiência laboral, fortalece não só as comunidades do nosso entorno, mas também suas famílias – pontua Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.

A escolha de jovens da região central do Rio (Cidade Nova, Estácio e adjacências) busca contribuir com a valorização e o fortalecimento do território onde a sede administrativa da Cedae está localizada.

– A Companhia está situada em uma área de concentração de grandes empresas, que desempenham um papel significativo na economia carioca. Ao mesmo tempo, está inserida no território com o menor Índice de Progresso Social (IPS) da cidade, conforme informações da Prefeitura do Rio em 2022. Essa realidade contraditória que nos impulsiona a contribuir ainda mais – relata Allan Borges, gerente executivo de ESG e Relações Institucionais da Cedae.

Programa se reinventa

O programa Jovem Aprendiz da Cedae vai implementar um projeto piloto inovador, integrado com as políticas socioambientais e de governança, que vai capacitar jovens para o mundo do trabalho em constante evolução.

Além das capacitações teóricas e práticas, os participantes terão acesso a ações e temáticas relacionadas à missão da Cedae, que incluem tecnologia, segurança hídrica, sustentabilidade, cidadania e direito à cidade. O objetivo é preparar os jovens para que possam ser os protagonistas de suas próprias histórias e aplicar seus conhecimentos no território onde residem, contribuindo para o progresso local.

– O programa vai oferecer mentoria individualizada para construção de um plano de desenvolvimento individual, refletindo nosso compromisso com direitos, igualdade e equidade de oportunidades e recursos. Reconhecemos que os jovens da vizinhança da Cedae são inovadores e possuem habilidades criativas para solucionar desafios do cotidiano. Desejamos financiar trajetórias e projetos de vida – conclui Borges.

As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 15, neste link: https://cedae.com.br/jovemaprendiz