Anna Bella Geiger expõe na UERJ, até dia 28 | Diário do Porto


Arte

Anna Bella Geiger expõe na UERJ, até dia 28

Anna Bella Geiger celebra 70 anos de carreira, com retrospectiva de seu trabalho como escultora, pintora, gravadora e desenhista

18 de abril de 2023

Anna Bella Geiger é uma artista plástica reconhecida em vários países (foto: Divulgação / Ana Branco)

Compartilhe essa notícia:


Anna Bella Geiger expõe até o dia 28 na Galeria Candido Portinari, no campus Maracanã da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A mostra, que comemora os 70 anos de carreira da artista, apresenta uma retrospectiva de seu trabalho.

Com várias premiações, Geiger já teve obras exibidas em países como Alemanha, China, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suíça. Escultora, pintora, gravadora, desenhista e professora, ela é uma artista plástica que sempre inovou, buscando um caráter experimental.

Anna Bella Geiger estudou com Fayga Ostrower

Geiger, que tem 89 anos, começou seus estudos ainda adolescente na década de 1950, no ateliê de Fayga Ostrower – também lembrada pela Uerj em 2022, no ano de seu centenário.

A partir dos anos 70, a artista a procurar novos meios de expressões se utilizando de meios experimentais da fotografia, com a criação de fotomontagens, fotogravura, xerox, vídeos e Super-8. Seu trabalho tocava em questões relativas à identidade e cultura nacional, ao local do artista na sociedade, à constituição do meio de arte no Brasil e sua posição no mundo. A artista também não abandonou seu interesse pelas expressão cartográfica, dessa vez se utilizando da nova perspectiva politica, social e cultural adquirida na década. Seu interesse cartográfico volta a reaparecer nos anos 90.

A exposição é gratuita. Há visitas guiadas de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h.


LEIA TAMBÉM:

Alerj recomeça visitas guiadas no Palácio Tiradentes

Com Porto Carioca, Emccamp inova na era da economia compartilhada

Estrangeiros: 83% vêm ao Rio por lazer, só 11,3% a negócios