Alerj recomeça visitas guiadas no Palácio Tiradentes | Diário do Porto


Programação

Alerj recomeça visitas guiadas no Palácio Tiradentes

Para conhecer o Palácio Tiradentes, é preciso agendar o passeio, que é gratuito para grupos e visitantes individuais

17 de abril de 2023

Alerj mostra seu prédio histórico, que completará 100 anos em 2026. (foto: divulgação Alerj - Rafael Wallace)

Compartilhe essa notícia:


Turistas e moradores do Rio têm nova oportunidade de conhecer com mais detalhes o prédio do Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), no Centro. A casa retomou as visitas guiadas gratuitas e agendadas. Os grupos são acompanhados por estagiários dos cursos de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais. 

Visitantes vão conhecer detalhes do Palácio Tiradentes, como a escadaria principal. (foto: divulgação Alerj – Rafael Wallace)

Durante 40 minutos em média, os visitantes poderão explorar a arquitetura do prédio, que em maio de 2026 irá completar 100 anos. A Alerj passou por uma recente revitalização. O histórico Salão Nobre foi restaurado, tendo o mobiliário de madeira de lei, estátuas e lustres de época recuperados. A cor original das paredes internas e o sinteco do piso também foi recuperada.

As cores originais do Salão Nobre do Palácio Tiradentes foram recuperadas. (Foto: Divulgação – Alerj – Rafael Wallace)

Visita guiada ao Palácio Tiradentes também é realizada em inglês

O passeio pode ser agendado tanto para grupos como para visitantes individuais. O tour inclui a biblioteca da Alerj, que é especializada na área jurídica e tem entre os destaques do acervo uma coleção de Leis do Brasil desde os tempos do Império. A visita guiada, que também poderá ser feita em inglês, passa ainda pela sala das comissões e pelo plenário Barbosa Lima Sobrinho, palco de decisões importantes da política fluminense e nacional. 

A visita ao Palácio Tiradentes inclui o plenário Barbosa Lima Sobrinho. (foto: divulgação Alerj – Rafael Wallace)

Para a diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, a retomada das visitas marca o reencontro da população com a sede histórica da Alerj. “O palácio vai continuar servindo ao Legislativo do estado, recebendo sessões solenes, encontros e recepções oficiais, além da população, reafirmando seu objetivo de aproximar a sociedade de sua história”, afirmou. 

 

Serviço

Para agendar as visitas guiadas ao Palácio Tiradentes: escreva para o endereço cultura@alerj.rj.gov.br. 

São 50 vagas de manhã e 50 à tarde, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.


LEIA TAMBÉM: 

O Galeão já foi defendido pelo Rio, e deu certo

 É tempo de trilhas na Serra dos Órgãos

Com Porto Carioca, Emccamp inova na era da economia compartilhada