União de Maricá já sonha com o Carnaval de 2025 | Diário do Porto


Carnaval

União de Maricá já sonha com o Carnaval de 2025

Escola de samba de Maricá conquista 4º lugar no primeiro ano no Sambódromo e planeja desfile ainda melhor para o próximo ano

16 de fevereiro de 2024

União de Maricá estreou no Sambódromo com enredo em homenagem aos compositores de samba (foto: Prefeitura de Maricá / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Após conquistar um honroso quarto lugar em seu primeiro ano no Sambódromo do Rio, a União de Maricá já está pensando no desfile de 2025, quando deve voltar com ainda mais vontade de fazer um grande espetáculo. A escola de samba maricaense disputou com as demais agremiações da Série Ouro do Carnaval do Rio e ficou a apenas meio ponto da campeã Unidos de Padre Miguel e atrás somente de escolas de tradição como Império Serrano (vice-campeã) e Estácio de Sá (3º lugar). 

O desfile da União de Maricá serviu para aumentar o interesse público em conhecer a cidade da Região dos Lagos que está a 50 km do Centro do Rio e é considerada um exemplo em políticas públicas, como o transporte público gratuito e a moeda social, que estimula a geração de renda no próprio município.  

Com quatro carros alegóricos e 1.400 componentes, a maioria deles moradores da cidade, a União de Maricá fez um desfile bastante elogiado por especialistas em Carnaval. O samba-enredo “O Esperançar do Poeta” foi composto por Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Junior Fionda, Camarão Neto, Victor do Chapéu, Jefferson Oliveira, Marquinho Abaeté e André do Posto 7. A obra é uma grande homenagem ao ato de compor samba, tendo Guaracy Sant’Anna como o fio condutor. Guará, como ficou popularmente conhecido, é o autor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto”, eternizado na voz de Jovelina Pérola Negra, “Singelo Menestrel”, “Catatau”, dentre outros.

O desfile foi pensado em trechos de músicas para contar uma história de esperança. O segundo carro alegórico, denominado “E aquela gente de cor com a importância de um rei vai pisar na passarela” (trecho da letra do clássico samba “Dia de Graça”, de Candeia), trouxe a figura de uma baiana rodando em 360º e com uma coroa na cabeça como destaque da escola. Uma referência às baianas como fundamento ancestral da cultura, fazendo referência às mulheres que eram compositoras e inspiradoras como Dona Ivone Lara e Tia Ciata.

Fundado em 26 de maio de 2015, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) União de Maricá nasceu com o propósito de fortalecer a arte e a cultura do Carnaval da cidade. Em 2023, após grandes apresentações nos anos anteriores, conquistou o vice-campeonato geral da Série Prata, conseguindo o direito a desfilar na Série Ouro do Carnaval 2024, na Marquês de Sapucaí.


LEIA TAMBÉM:

GOL poderá decolar do Santos Dumont com teto zero

Pier Mauá recebe 84 mil turistas no mês do Carnaval

Anac: Galeão é o 3º melhor aeroporto e Guarulhos, o pior