Ruas da Saara, no Centro, passam por revitalização | Diário do Porto


Infraestrutura

Ruas da Saara, no Centro, passam por revitalização

Prefeitura informa que obras, ainda em fase inicial, devem durar dois anos; ao todo, 16 ruas da Saara serão reurbanizadas

30 de maio de 2023

Dezesseis ruas do tradicional mercado popular vão passar por revitalização (foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


Um projeto de reurbanização vai levar à Saara, no Centro do Rio, uma série de melhorias. O pacote de obras inclui 16 ruas do tradicional mercado popular, orçado em R$ 24,6 milhões. As obras começaram no fim de abril, mas ainda na fase de topografia e montagem de canteiro, sem grandes intervenções no local. A prefeitura prevê que as obras durem dois anos.

O projeto deve revitalizar 190 mil m² de área, com nivelamento das calçadas e melhorias da acessibilidade. “A última obra feita nesta região foi em 1990. De lá para cá, muita coisa mudou, modernizou. As maiores cidades do mundo têm feito intervenções para melhorar a circulação de pedestres nos grandes centros comerciais. Estamos preparando essa área para atender os futuros moradores do entorno, tornando-a mais agradável e acessível”, ressaltou a secretária de infraestrutura, Jessick Trairi.

A Saara, como é popularmente conhecida a Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, é considerada, segundo a prefeitura, o maior shopping a céu aberto do estado do Rio, e um dos mais tradicionais mercados populares do país. A área vai ganhar novo calçamento, alterações no sistema de drenagem e sinalização de trânsito.


LEIA TAMBÉM:

Cabo Frio ganha réplica de prancha usada nas ondas gigantes de Nazaré

Aeroporto de Maricá terá voos para São Paulo, Minas e Brasília

PUC-Rio realiza evento gratuito sobre transição energética


Nas ruas exclusivas para pedestres, como Alfândega e Senhor dos Passos e vias transversais, as calçadas de pedra portuguesa serão substituídas por um piso intertravado nivelado para proporcionar mais acessibilidade à população.

ruas saara
Simulação de como ficará a Avenida Passos, após as obras de revitalização (Imagem: Prefeitura do Rio)

Já a Rua Buenos Aires receberá nova pavimentação, ordenamento das baias de estacionamento ao longo da via e esquinas em piso elevado, para auxiliar a travessia dos pedestres. A Avenida Passos, que hoje recebe a maior parte dos veículos e ônibus que circulam pelo Centro, terá três pistas de rolamento, uma para BRS e duas de veículos, com calçadas mais largas que serão requalificadas.

Confira as ruas da Saara que serão revitalizadas:

  • Alfândega
  • Senhor dos Passos
  • Buenos Aires
  • Luiz de Camões
  • Tomé de Souza
  • República do Líbano
  • Regente Feijó
  • Gonçalves Ledo
  • Imperatriz Leopoldina
  • Conceição
  • Andradas
  • Armando Sales Oliveira

Também serão contemplados o Beco do Tesouro, a Praça do Mascate e a Avenida Passos.

A Saara surgiu em 1962. Com mais de 1.200 lojas, o polo é um grande exemplo de shopping a céu aberto e sempre foi conhecido por receber, desde o início do Século XX, sírios e libaneses com seu comércio “mascate”.

O entorno da Saara também é um grande polo cultural da cidade. Na região há dois teatros, Carlos Gomes e João Caetano, além da Biblioteca Estadual Popular e o Real Gabinete Português de Literatura.