Aeroporto de Maricá terá voos para São Paulo, Minas e Brasília | Diário do Porto


Aeroportos

Aeroporto de Maricá terá voos para São Paulo, Minas e Brasília

Aeroporto de Maricá recebe o 1º voo da Azul Conecta; prefeito anuncia tarifa social para beneficiários de programas do município

27 de maio de 2023

Primeiro voo da Azul Conecta para Maricá reuniu autoridades e representantes das operações (Foto: Katito Carvalho/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Aeroporto de Maricá, que é operado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), recebeu o primeiro voo da Azul Conecta, marcando o início das operações da empresa na cidade. A partir do aeroporto, serão oferecidos voos para São Paulo, Minas Gerais e Brasília, com possibilidade de conexão internacional para Lisboa e outros destinos.

O início das operações para o público geral está previsto para janeiro. O local já recebe voos regulares offshore da Omni Táxi Aéreo. Foi assinado um protocolo de intenções com a Líder Táxi Aéreo, com oferta de voos para as plataformas da Bacia de Santos.

O voo PS-CNT pousou no Aeroporto de Maricá às 12h10 do dia 25 de maio, vindo do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, em um trajeto de duração de cerca de 20 minutos. Entre os passageiros estavam o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; representantes da companhia aérea Azul; e os deputados estaduais Zeidan e Renato Machado, além do deputado federal Washington Quaquá.

“Agradeço muito a confiança da Azul e da Líder. É um marco histórico na nossa cidade. A gente celebra uma vitória marcada por um conjunto de decisões importantes e de coragem política. Um batismo aeronáutico se dá na nossa pista, demarcando toda uma dinâmica do futuro e com uma dimensão que vai dialogar com a economia brasileira, que vai dar a Maricá o protagonismo”, disse o prefeito Fabiano Horta.


LEIA TAMBÉM:

Palácio Capanema deve ser aberto ao público em 2024

Rio tem 71 cidades cadastradas no Mapa do Turismo

Entre páginas e história: conheça o Real Gabinete Português de Leitura


Segundo Horta, a parceria com a Azul Conecta é o início da construção de uma malha de aviação regional a partir do Aeroporto de Maricá. “Voando de Maricá para Brasília, de Maricá para Lisboa, essa é uma dinâmica que muito em breve vai estar estabelecida aqui. Vamos fazer com que toda a dinâmica do Leste Fluminense gravite em torno da cidade de Maricá”.

O prefeito também anunciou um programa de tarifa social para beneficiários de programas sociais do município. A tarifa será aplicada nos voos da Azul Conecta, que iniciarão as operações em janeiro de 2024 para o público em geral. O objetivo é promover a inclusão social e permitir que as pessoas possam viajar a partir de Maricá. Ele afirmou que, de acordo com um estudo inicial, a tarifa custará em torno de 460 mumbucas (moeda social de Maricá) para viagens para São Paulo e Brasília, por exemplo.

O presidente da Codemar enfatizou que a chegada de mais dois importantes parceiros para o aeroporto é o reconhecimento do trabalho de excelência realizado. Ele destacou que a companhia se dedica a melhorar a operação do aeroporto e promover o desenvolvimento econômico da cidade. Lacerda também mencionou a expansão do aeroporto para atender ao setor offshore, com a construção de mais hangares e pátios para helicópteros de grande porte.

Cesar Merigo, gerente comercial da Azul Conecta, informou que será possível viajar a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Viracopos (Campinas) para conexão com voos internacionais de forma acessível a partir do Aeroporto de Maricá por meio das aeronaves da empresa.

“É um privilégio para nós, da Azul Conecta, ser um dos pilares neste projeto que visa o desenvolvimento da região, conectando Maricá aos principais polos do Brasil e permitindo acesso mais rápido e confortável aos voos internacionais da Azul Linhas aéreas”, afirmou Merigo.