PUC-Rio realiza evento gratuito sobre transição energética | Diário do Porto


Energia

PUC-Rio realiza evento gratuito sobre transição energética

Encontro ‘ECOA PUC-Rio: Transição Energética’ tem formato híbrido e reúne 70 especialistas nacionais e internacionais

26 de maio de 2023

Evento 'Transição Energética' será realizado na PUC-Rio (Foto: PUC/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Com o combate às mudanças climáticas como tema prioritário em todo o mundo, a PUC-Rio vai reunir 70 palestrantes e especialistas do Brasil e do exterior para debater diferentes perspectivas da Transição Energética. Organizado pelo Instituto ECOA PUC-Rio, de forma gratuita e híbrida, o evento será realizado nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 8h30 às 18h30, na universidade.

O encontro vai abordar temas atrelados à agenda de compromissos ambientais, como mudança da matriz energética e redução de emissões, que se tornaram meta para empresários, investidores, órgãos reguladores e governos.  As discussões se tornam ainda mais importantes para o Brasil depois que o presidente Lula informou, nesta sexta-feira (25/05), que Belém irá sediar a COP-30, em 2025, de acordo com decisão da Organização das Nações Unidas (ONU).


LEIA TAMBÉM:

Rio tem 71 cidades cadastradas no Mapa do Turismo

Entre páginas e história: conheça o Real Gabinete Português de Leitura

Palácio Capanema deve ser aberto ao público em 2024


“A transição energética precisa ocorrer com segurança e economicidade, o que demanda o desenvolvimento de políticas simples e claras de inovação tecnológica e de incentivo a empresas competitivas. O objetivo do evento é debater o tema, trocar ideias e experiências que possam levar à transformação da matriz energética global, estabelecendo um sistema integrado e socialmente justo no Brasil”, afirma Gustavo Robichez, coordenador Central de Parcerias e Inovação da PUC-Rio.

Atualmente, o setor energético responde pela maior parte das emissões globais de gases que provocam o efeito estufa, o que torna o setor alvo principal dos esforços de redução da pegada de carbono. Portanto, o debate também passa pela necessidade de se implementar medidas de descarbonização e de repensar modelos econômicos e produtivos.

Nesta agenda, está incluída a migração de produção de energias poluentes para uma matriz energética de fontes limpas, que demanda sinergia entre os múltiplos atores da cadeia econômica global. É um olhar não apenas para desenvolver novas fontes, mas também para a menor emissão, eficiência energética e mecânicas de incentivo para que essa transição seja economicamente viável.

Dentre os participantes do evento estão o professor Matteo Pasquali, do Carbon Hub da Rice University, de Houston, que desenvolve materiais sustentáveis de carbono de alto valor para deslocamento de metais, combinados com a produção de hidrogênio limpo; Luciana Aparecida da Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES; o Professor Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras; Professor Edmar Almeida, do Instituto de Energia da PUC-Rio; Lucas Pinz, diretor de Estratégia, Novos Negócios e Inovação da Energisa; e Hugo Leal, secretário de Estado de Energia e Economia do Mar.

ECOA PUC-Rio: Transição Energética

O evento é organizado pelo Instituto ECOA PUC-Rio, ecossistema multidisciplinar da Universidade, com apoio da Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação (VRDI) e curadoria de diferentes unidades e departamentos de ensino e pesquisa da Universidade.

O público pode assistir on-line ou de forma presencial no campus da universidade. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas neste link. Para a programação completa, acesse o site.

Data: 30 e 31 de maio e 1º de junho

Horário: das 8h30 às 18h30

Local: Presencial – PUC-Rio – Rua Marquês de São Vicente 225 – Gávea. Transmissão online ao vivo na plataforma ecoa.puc-rio.br e metaverso do RDC da PUC-Rio.

Apoios: ABSOLAR e Subsea&Energy Brazil Magazine

Patrocínio: Energisa