Rolé Carioca visita Museu do Pontal | Diário do Porto


Arte

Rolé Carioca visita Museu do Pontal

Passeio cultural ao espaço dedicado à arte popular brasileira é organizado pelo projeto Rolé Carioca, no dia 30 de julho

17 de julho de 2023

A visita ao Museu do Pontal, na Barra, que tem acervo de 300 artistas brasileiros, é gratuita (Foto: Museu do Pontal/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Pela quarta vez este ano, o Rolé Carioca organiza um passeio cultural pela Cidade Maravilhosa. Neste mês, o encontro é no Museu do Pontal, espaço dedicado à arte popular brasileira, com o maior acervo desta linguagem. O nome do museu é uma referência ao endereço antigo, na Estrada do Pontal no Recreio dos Bandeirantes. Desde 2021, ele está localizado na Barra da Tijuca. A visita gratuita ao museu será no dia 30 de julho, às 10 horas.

O ponto de encontro é nos jardins do Museu do Pontal. O Rolé vai abrir, na semana do passeio, inscrições para a visita. Serão 150 vagas oferecidas, e 40 pessoas poderão ir até o museu com um ônibus disponibilizado pelo projeto. O link para a inscrição quanto para garantir a vaga no ônibus ficará disponível a partir de 24 de julho no Instagram do projeto.

O Museu do Pontal foi fundado pelo artista francês Jacques Van de Beuque.  O acervo com cerca de nove mil obras é resultado de mais de 45 anos de pesquisa e está carregado de brasilidade. As criações expressam a cultura cotidiana, festiva, imaginária e religiosa dos espaços urbanos e rurais por todo o território nacional.


LEIA TAMBÉM:

Cassinos: Senado não debate legalização e freia receitas

Pesquisadores buscam navio negreiro em Angra dos Reis

Prédio comercial do Porto Maravilha vai virar residencial


Ao longo do passeio, os professores do Rolé se juntam à equipe do educativo do Museu para compartilhar as narrativas que permeiam as obras e seus autores e a relação com as regionalidades e com a própria história do Brasil e dos brasileiros.

Historiadora e pesquisadora do Rolé Carioca, Amanda Custódio defende a arte popular como tradição essencial da identidade brasileira. “O Museu do Pontal é também um espaço que contribui para legitimar a arte popular e para dar notoriedade a artistas suas obras, que expressam tanto as peculiaridades locais quanto evidenciam a diversidade cultural do país”, afirma.

A programação inclui intervenções pelas obras adquiridas na década de 1950 e primeira exposição individual com curadoria feminina, a “Roxinha, uma vida de novela”, da alagoana Maria José Lisboa da Cruz. Na sequência, o passeio continua pelas salas de exposição “Novos ares: Pontal reinventado”, com obras de artistas nordestinos; “O Circo Chegou”, que apresenta circos como equipamentos culturais; “terra, terra – O Jequitinhonha e suas tradições”, sobre a cultura Karajá; entre outras. Artistas já conhecidos do grande público como Mestre Vitalino também compõem o rico acervo.

Sobre Rolé Carioca

O Rolé Carioca é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O Rolé tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações  em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo, entre outros.

Serviço

Gratuito – 150 vagas

Rolé Carioca pelo Museu do Pontal

Data: 30/7

Horário: 10h

Local: Museu do Pontal

Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22790-711