Rio recebeu 6,8 milhões de turistas, um recorde no 1º semestre | Diário do Porto


Turismo

Rio recebeu 6,8 milhões de turistas, um recorde no 1º semestre

Entre janeiro e junho, 1,2 milhão de turistas estrangeiros passaram pela cidade, além de 5,6 milhões de brasileiros visitando o Rio

22 de julho de 2025

Com recorde de turistas, Rio também se consolida como destino para o público LGBTQIAPN+ (foto: Agência Brasil / Fernando Frazão)

Compartilhe essa notícia:


O Rio de Janeiro recebeu 6,8 milhões de visitantes no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-RIO). O número representa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior e é puxado principalmente pelo aumento no turismo internacional.

Entre janeiro e junho, 1,2 milhão de turistas estrangeiros passaram pela cidade — alta de 52,1%. O turismo nacional também cresceu, com 5,6 milhões de brasileiros visitando a capital, um avanço de 14,7%. O monitoramento é feito por meio da ferramenta GeoData, que rastreia movimentações de celulares para identificar a origem dos visitantes.

Turismo internacional cresce com força na cidade

A Argentina segue como principal país de origem de turistas, com 398.834 visitantes no semestre, um aumento de 42,6%. O Chile aparece em segundo lugar, com 210.168 turistas (alta de 59,1%), seguido pelos Estados Unidos, com 128.408 (crescimento de 54,4%).

França, Colômbia e Portugal também se destacaram. O número de franceses cresceu 77,9%, somando 58.379 visitantes. Já a Colômbia enviou 35.219 pessoas (aumento de 78,6%) e Portugal, 32.032 (crescimento de 101,3%).

Entre os europeus, a Itália teve o maior salto percentual: 115%, com 15.337 turistas. Alemanha (85,6%) e Reino Unido (84,3%) também apresentaram crescimento expressivo.

Rio entre os destinos globais com mais acomodações LGBTQIAPN+ friendly

Além do bom desempenho em volume de visitantes, o Rio também se destaca pela hospitalidade voltada ao público LGBTQIAPN+. A cidade aparece no 9º lugar do ranking mundial de destinos com mais acomodações certificadas pelo selo Travel Proud, da plataforma Booking.com.

São 627 propriedades reconhecidas no Rio, que está atrás apenas de cidades como Milão, Roma, Londres e São Paulo — esta última em 3º lugar, com 892 acomodações. Florianópolis também integra o Top 10, na 7ª posição.

O selo é concedido a hotéis e hospedagens que passam por treinamento específico para oferecer uma experiência mais respeitosa e inclusiva para pessoas LGBTQIAPN+.

Engajamento nas redes sociais e busca por inclusão impulsionam visibilidade

Segundo Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina, o destaque do Rio no ranking reflete a combinação de infraestrutura turística com diversidade urbana. “O Rio combina ícones mundiais do turismo com um espírito de celebração que faz com que todos se sintam bem-vindos”, afirmou.

O avanço do turismo LGBTQIAPN+ e o crescimento geral no número de visitantes posicionam o Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos da América Latina, tanto em termos de volume quanto em representatividade e inclusão.


LEIA TAMBÉM:

Praia de Copacabana é eleita entre as 50 melhores do mundo

Governador cria Subsecretaria de Gatronomia com 12 cargos

Casarões no Centro do Rio serão leiloados para revitalização