A Prefeitura do Rio de Janeiro está usando o monitoramento de sinal de celulares para apurar o número de turistas nacionais na cidade. Graças à tecnologia, que não considera os visitantes do Estado do Rio, constatou que 4,9 milhões de brasileiros de outros Estados estiveram na cidade nos primeiros cinco meses de 2025 — 16,3% a mais do que em 2024. O destaque foram os paulistas, que lideram o ranking isoladamente, com 1.743.745 visitantes.
Os dados foram apurados por meio do Observatório do Turismo, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-RIO), que utiliza a ferramenta inédita de monitoramento baseada no sinal de celulares para medir o fluxo de visitantes.
A tecnologia, chamada GeoData, permite identificar a origem dos turistas a partir da captação de seus deslocamentos em tempo real, com base no sinal dos aparelhos.
Rio tem crescimento de 71% em visitantes do Espírito Santo
A maioria dos visitantes é da Região Sudeste, responsável por 62,9% do total, com destaque para São Paulo, que teve aumento de 16,1% em relação ao ano anterior. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 951.217 turistas (alta de 16,9%), seguido pelo Espírito Santo, que registrou o maior crescimento percentual: 71,4%, somando 391.559 visitantes.
O levantamento também aponta aumento expressivo no número de turistas vindos das regiões Norte (16,7%) e Centro-Oeste (16,1%). Estados como Acre (39,2%), Rondônia (28,9%) e Roraima (24,2%) apresentaram crescimento relevante no envio de turistas ao Rio.
Apesar do bom desempenho geral, a Região Nordeste teve a menor variação positiva no período: apenas 1,6%, impactada pela queda de visitantes vindos de estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A adoção da tecnologia GeoData marca uma mudança na forma como o turismo é monitorado pela Prefeitura. Segundo a SMTUR-RIO, o uso de dados digitais permite um retrato mais preciso e dinâmico da movimentação turística, essencial para orientar políticas públicas e iniciativas do setor.