Reviver Centro: Bairro de Fátima terá novo residencial após 40 anos | Diário do Porto


Imóveis

Reviver Centro: Bairro de Fátima terá novo residencial após 40 anos

“Hoje dá mais lucro construir no Centro do que em qualquer outro lugar da cidade”, comentou Eduardo Paes no lançamento do Cores de Fátima

19 de outubro de 2023

Lançamento do estande teve a participação de Eduardo Paes, Chicão Bulhões, Carlo Caiado, Claudio Hermolin, entre outros (Foto: Marcos de Paula)

Compartilhe essa notícia:


O Bairro de Fátima, que há 40 anos não recebia lançamentos imobiliários relevantes, acaba de ganhar o primeiro residencial pelo Reviver Centro 2, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, da Prefeitura do Rio. O empreendimento Cores de Fátima será construído pela W3 Engenharia em um dos últimos terrenos disponíveis da Avenida Nossa Senhora de Fátima, número 55.

A novidade é tão estratégica para o centro que a abertura do estande, nesta quinta-feira 19, atraiu o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, e personalidades do mercado imobiliário como Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-RJ (Sindicato da Indústria da Construção Civil).

O plano prevê incentivos urbanísticos e tributários, como a isenção de pagamento de Imposto sobre a Transição de Bens (ITBI) por cinco anos. O objetivo é incentivar o aumento da oferta de unidades residenciais na região central da cidade a partir da construção de novos residenciais ou de retrofit, como são chamadas as reformas que ressignificam os espaços.

Desde que entrou em vigor em julho de 2021, o Reviver Centro registrou 44 pedidos de licença com os benefícios da legislação, dos quais 32 foram concedidos. No total, são 3.629 unidades residenciais, das quais 2.446 licenciadas e 1.183 em tramitação.

“Com apoio da Câmara de Vereadores, concedemos um número enorme de incentivos e benefícios para quem investir e construir no Centro por um tempo determinado. São cinco anos, e esperamos que as pessoas utilizem esses benefícios e invistam no Centro. Que elas ousem porque hoje é mais negócio e dá mais lucro construir no Centro do que em qualquer outro lugar da cidade”, comentou Eduardo Paes.

 

reviver centro
Projeto terá 64 unidades (W3 Engenharia)

Carlo Caiado, presidente da Câmara, lembrou que o Centro é uma região histórica que precisa ter preservação e, ao mesmo tempo, incentivos para fomentar o local. “O Centro é o nosso pulmão cultural e de vida. Ver que as pessoas estão vindo de lugares mais distantes para morar perto do trabalho é muito bom”.

O sucesso do Reviver Centro 1 foi destacado pelo presidente do Sinduscon-RJ, Claudio Hermolin. Segundo ele, a iniciativa trouxe de volta o interesse das incorporadoras e das construtoras em comprar terrenos para desenvolver empreendimentos na região. “De tudo que foi lançado até hoje no Centro, mais de 85% das unidades já foram vendidas”. Ele explicou que a maioria dos compradores veio da Baixada Fluminense e das zonas Norte e Oeste. “São pessoas que moravam longe e que desejavam estar mais perto do trabalho, o que foi possível com o Reviver Centro”, observou.

 


LEIA TAMBÉM:

Eletronuclear se prepara para lançar edital de Angra 3 e gerar 27 mil empregos

Empresa PortosRio tem novo presidente

Onda Azul e Firjan fazem debate sobre Cidades Verdes


 

Hermolin explicou ainda os ajustes feitos para garantir o sucesso do Reviver Centro 2 no Bairro de Fátima. Entre as ações, estão o aumento no percentual da outorga interligada, de 40% para 60%; a isenção da contrapartida para a outorga onerosa pela prefeitura na região e da ‘mais valerá’ para empreendimentos residenciais na região; e a isenção total de ITBI para os compradores de imóvel residencial no Centro.

Chicão Bulhões ressaltou o esforço que o poder público e a iniciativa privada estão fazendo pelo Centro e aproveitou para lembrar outras iniciativas. “Tem muita coisa boa vindo por aí: o Reviver Cultural, a Rua da Cerveja (na Rua da Carioca) e outras ações”, frisou Bulhões.

Abertura de vendas em novembro

De acordo com Flávio Wrobel, diretor da W3, a comercialização dos imóveis do Cores de Fátima acontecerá em novembro. As obras têm previsão de começar em março de 2024, e a entrega está prevista para junho de 2026.

O empreendimento terá estúdios com um ou dois quartos com tamanhos de 34 a 98 metros quadrados. Serão oferecidos também apartamentos tipo garden, ou seja, com quintal privativo. Ao todo, serão 64 unidades.

 

Empreendimento vai oferecer estúdios (W3 Engenharia)

 

Os imóveis têm valores a partir de R$ 385 mil. Pelo Reviver Centro 2 será possível conseguir isenção total de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o que representa 3% do valor do imóvel, calculado pela Prefeitura do Rio. O residencial terá também segurança 24 horas, academia e salão gourmet, e conveniências como os espaços Pet e Delivery. O Valor Geral de Vendas (VGV) é de R$ 40 milhões.

Centro em alta

O Cores do Rio, o primeiro residencial pelo Reviver Centro da W3 em 2021, teve mais de 50% das unidades vendidas em um único fim de semana. Atualmente, o empreendimento tem mais de 85% de unidades vendidas. O condomínio, localizado na Rua Irineu Marinho, 52, tem previsão de entrega para abril de 2024.

Segundo Wrobel, a W3 espera superar o sucesso do Cores do Rio com o Cores de Fátima e atrair interessados que desejam morar em apartamentos modernos com as comodidades oferecidas pelo Reviver Centro 2, além de contribuir para a revitalização do Bairro de Fátima.