Restaurante flutuante será instalado na Marina da Glória | Diário do Porto


Investimentos

Restaurante flutuante será instalado na Marina da Glória

Marina da Glória vai receber antiga barca de travessia para Niterói, que será transformada em nova atração da Baía de Guanabara

16 de dezembro de 2024

Barca Martim Afonso, de 1962, está sendo reformada para ser nova atração da Marina da Glória (foto: Projeto da transformação do Martim Afonso / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Marina da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, deve receber um restaurante flutuante em 2025. Há um projeto para transformar a antiga barca Martim Afonso, com 1.500 metros quadrados, em um empreendimento gastronômico inspirado nos barcos restaurantes de Paris.

Liderado pela empresa Navassa, o projeto prevê um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Com capacidade para 1.500 pessoas, o espaço vai contar com um restaurante de luxo, um bar na cobertura, um centro de eventos e uma área VIP no antigo porão da embarcação.

O futuro restaurante flutuante da Marina da Glória

O Martim Afonso foi construído em 1962 e utilizado durante anos em travessias entre Rio e Niterói, com capacidade para até 2 mil passageiros. A reforma, prevista para durar dez meses, vai manter 75% da estrutura original da embarcação preservada, com adaptações para garantir a modernização da embarcação.

O barco vai ficar ancorado na lateral esquerda da Marina da Glória, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, na Baía de Guanabara. Nesta posição, o Martim Afonso promete oferecer vistas privilegiadas de pontos turísticos, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Espaços exclusivos e infraestrutura diversificada

Martim Afonso vai ser dividida em diferentes áreas para receber os visitantes.

Convés Principal:
O espaço terá 500 metros quadrados de área coberta e será climatizado, com cobertura acústica, cozinha de apoio e banheiros. Projetado para eventos sociais, o convés incluirá uma pista de dança, lounge e entrada independente.

Convés Superior:
Com capacidade para 400 pessoas, o convés superior contará com um restaurante exclusivo e uma cozinha separada. Com isso, o espaço vai funcionar como extensão do convés principal.

Rooftop (cobertura):
O rooftop será o destaque do empreendimento, com 400 metros quadrados de área, bar temático, palco para pocket shows e eventos variados, além de banheiros e vista panorâmica para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Este espaço pode acomodar até 300 pessoas.

Porão Exclusivo:
Localizado no antigo porão da barca, o Navassa VIP Lounge terá uma decoração industrial para preservar as peças originais da casa de máquinas. O ambiente será voltado para confrarias, charutos e jogos de poker. Os investidores dizem que o espaço vai ser o “porão mais exclusivo do Rio”.


LEIA TAMBÉM:

Confira os desfiles do Grupo Especial para o Carnaval de 2025

Museu da Caricatura Brasileira vai ser inaugurado no Centro

Sugestões para um Natal literário