O Pico da Caledônia, com 2.257 metros de altitude, recebeu no último dia 5/5, um domingo, a visita da cadeirante Sonia Garcia, com a ajuda de voluntários e de guardas do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A escalada foi parte do Projeto Montanha Solidária.
A equipe auxiliou a cadeirante a realizar um sonho de vida. O grupo percorreu uma trilha com cerca de quatro quilômetros de extensão e, após duas horas de caminhada, conseguiu chegar até o Pico do Caledônia. Durante o trajeto, os participantes puderam apreciar a diversidade biológica da unidade de conservação.
O coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidt, destacou a importância da conquista feita pelo Projeto Montanha Solidária. “Foi um sensação indescritível poder testemunhar a solidariedade das pessoas que ajudaram e percorreram a trilha junto com eles. A unidade de conservação está de portas abertas para boas práticas que incentivam a inclusão e a acessibilidade de todos os cidadãos”, afirmou.
O Projeto Montanha Solidária visa a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência a locais como trilhas e cumes montanhosos. Para isso, a iniciativa oferece uma cadeira de rodas especial que consegue transportar até o alto da montanha, qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação física.
Pico da Caledônia está em parque que tem áreas em cinco municípios
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.