Maricá celebra 210 anos com sete dias de festas | Diário do Porto


Programação

Maricá celebra 210 anos com sete dias de festas

Aniversário de Maricá terá sete dias de programação gratuita, com shows de Thiaguinho, IZA, Barão Vermelho e outros artistas

14 de maio de 2024

O nome Maricá vem do espinheiro-maricá, espécie abundante na região. (Foto: Vinícius Manhães)

Compartilhe essa notícia:


A cidade de Maricá completa 210 anos desde a fundação, em 26 de maio de 1814. A programação de aniversário conta com sete dias de celebração gratuita, entre os dias 17 e 19  e entre 23 e 26 de maio. As primeiras datas serão em Itaipuaçu, com shows de Ferrugem, Barão Vermelho e L7nnon. A partir do dia 23, a festividade terá continuidade na Barra de Maricá, com apresentações de Thiaguinho, IZA, Léo Santana e DJ Ted Troll.

Até receber o nome de Vila de Santa Maria de Maricá, em 1814, a região tinha sido habitada por índios do tronco linguístico macro-jê e, depois, pelos tupi. Começou a ser povoada por colonos portugueses no século 16. Em 1888, recebeu a primeira ferrovia e foi elevada à condição de cidade, com o nome de Maricá.

Inaugurada em 1888, o primeiro trecho da Estrada de Ferro de Maricá ligava Alcântara ao Rio do Ouro. Durante o auge, entre 1911 e 1940, a ferrovia foi expandida até Cabo Frio, e passou a conectar Maricá a importantes centros comerciais e de produção da época, como Niterói e São Gonçalo. Junto com o declínio da atividade agrícola, a ferrovia foi perdendo relevância e em 1966 foi encerrada definitivamente.

Automotriz da empresa Trajano de Medeiros & Cia, 1944. (Foto: Arquivo Nacional)

LEIA TAMBÉM:

ONG oferece capacitação para mães da Providência

Maricá fará museu na casa de Beth Carvalho

Marinha desloca hospital e estações de água para o RS


A virada de chave da economia da cidade litorânea se deu quando Maricá passou a se beneficiar com a abertura da exploração do pré-sal na Bacia de Santos. Líder em arrecadação de royalties do petróleo desde 2017, o município mantém investimentos voltados à população. A cidade conta com incentivos sociais, como tarifa zero no transporte público, e também com a mumbuca, moeda local para facilitar trocas em um câmbio privilegiado. Além disso, conta com amplo equipamento público de escolas e creches, e até mesmo o cinema comunitário Cine Henfil.

Plataforma P-69 da Petrobras, localizada na Bacia de Santos (Foto: Sindipetro)

O aniversário da cidade é um dos maiores eventos do calendário turístico local. Nos últimos 10 anos, o evento injetou R$42,2 milhões na economia da cidade, segundo estudo do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Prefeitura. “Estamos comprometidos em promover e divulgar nossos atrativos turísticos durante o evento, com o objetivo de garantir o retorno desses turistas e visitantes à cidade”, disse o secretário de Turismo de Maricá, Thiago Medina.

 

Confira a programação do Aniversário de Maricá:

IZA se apresenta no dia 24 de maio, ás 22h30 em Barra de Maricá. (Foto: divulgação)

Palco Itaipuaçu 

Av. Benvindo Taques Horta

Sexta-feira (17/05)
22h30 – Ferrugem

Sábado (18/05)
22h30 – Barão Vermelho

Domingo (19/05)
22h30 – L7ennon

 

Palco Barra de Maricá

Avenida João Saldanha, Barra de Maricá

Quinta-feira (23/05)

23h – Léo Santana

Sexta-feira (24/05)

22h30 – IZA

Sábado (25/05)

22h30 – DJ Ted Trol

Domingo (26/05) – Aniversário de Maricá

22h30 – Thiaguinho