Palácio do Catete terá 10ª Edição da Expo Ceviche | Diário do Porto


Gastronomia

Palácio do Catete terá 10ª Edição da Expo Ceviche

Festival gastronômico vai celebrar cultura peruana com pratos típicos como ceviche, tiraditos e tamales

21 de julho de 2023

Restaurante Lima será um dos expositores do festival, com o trio degustação (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Palácio do Catete vai abrigar a 10ª edição da Expo Ceviche. O evento terá a participação de 25 expositores, incluindo renomados restaurantes peruanos no Rio de Janeiro, como Lima, Cantón, Pisqa, Panka, Ceviche RJ, Ceviche da Fabi e Sabor Peruano. Além disso, haverá a presença de docerias peruanas, como La Dulceria, Barraca da Sussy e Barraca da Mary, e barracas de artesanato local e brasileiro.

Com destaque para a diversidade da gastronomia peruana, o público pode degustar pratos tradicionais como o ceviche (preparado com peixe cru marinado e suco de limão). Além disso, estarão disponíveis choros a la chalaca (aperitivo com mexilhões), arroz con pollo (risoto de frango), anticuchos (espetinhos de coração bovino) e tiraditos (peixe cru fatiado semelhante a sashimi). Entre as sobremesas, há tamales (feitos com farinha de milho), suspiro limeño, alfajores e picarones (rosquinhas peruanas).

As opções de bebida serão pisco (aguardente de uva), pisco sour (com pisco, limão e clara de ovo), chilcanos (drinque com pisco e gengibre), chicha morada (refresco feito com milho roxo fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña.


LEIA TAMBÉM:

Mostra na Biblioteca Nacional conta história dos periódicos do país

Preservação ambiental é foco de evento no Parque Montanhas de Teresópolis

Parque São João Marcos promove Festival de Gastronomia Sustentável


Desde 2018, mais de 15 novos estabelecimentos de gastronomia peruana foram inaugurados no Rio de Janeiro, segundo dados do Consulado do Peru. Por isso, a cidade foi escolhida como sede para este evento, que tem como tema principal as festas pátrias do Peru.

Considerado o maior evento gastronômico e cultural peruano no Brasil, ele é organizado pelo chef Oscar Vasquez-Solis e patrocinado pelo Consulado Geral do Peru, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro e do Museu da República.

A programação cultural prevê apresentações de artistas tradicionais e folclóricos. O artista plástico Adrian Ilave também vai expor suas obras. Para entretenimento das crianças, haverá espaço com playground e atividades recreativas.

A Expo Ceviche 2023 acontecerá nos dias 22 e 23 de julho, das 12h às 18h, no Palácio do Catete (Museu da República), na Rua do Catete 153, Catete. A entrada é franca.