Mostra na Biblioteca Nacional conta história dos jornais do país | Diário do Porto


Exposição

Mostra na Biblioteca Nacional conta história dos jornais do país

Exposição gratuita apresenta exemplares do menor jornal do mundo e do pioneiro na luta contra a discriminação racial

20 de julho de 2023

Exemplar de Última Hora noticia a morte de Getúlio Vargas na capa. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


A Biblioteca Nacional inaugurou a exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”. A mostra traz cerca de 80 itens do acervo da instituição, que possui a mais antiga e completa coleção de publicações seriadas do país, com mais de 81 mil títulos e 372 mil volumes. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 17h, na Cinelândia, Centro do Rio.

Quem visitar a mostra vai encontrar uma variedade de estilos, formas e conteúdos. As curadoras Stéfani da Silva Salgado, Raquel Ferreira e Maria Angélica Bouzada dividiram as obras em cinco módulos: “Um resgate de objetos de memórias”; “Periódico manifestado”; “Um armazém de diversidades”; “Fragmentos sociais que compõem a nossa história e formam nosso acervo”; e “Nossas coleções e Preciosidades”.

Ano passado, foi celebrado o centenário da Coordenação de Publicações Seriadas. Em comemoração, a Biblioteca Nacional vai expor raridades como o Vossa Senhoria, reconhecido pelo Guinness World Records como o menor jornal do mundo. O periódico foi publicado pela primeira vez em 1935, na cidade de Goiás, nas dimensões de 9 cm x 6 cm. Em 1996, passou a ser editado nas dimensões de 3,5 cm de altura por 2,5 cm de largura.

Outra joia do acervo da Biblioteca Nacional é um exemplar do jornal O Mulato ou O Homem de Cor, criado em 1833, por Francisco Paula Brito. Trata-se do pioneiro da imprensa negra no Brasil, primeiro jornal do país a lutar contra a discriminação racial e a favor da abolição da escravidão.

biblioteca nacional
O Mulato, jornal da imprensa negra pioneiro na luta contra a discriminação racial, é um dos itens da exposição (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A exposição também poderá ser visitada de forma virtual no site da BN Digital.

Para o coordenador do setor de periódicos da Biblioteca Nacional, Alex da Silveira, a exposição é um dos primeiros passos para aproximar novos públicos da instituição. Ao despertar o interesse pelo acervo, ele deseja transformar novamente os corredores da biblioteca em espaços de sociabilidade e troca de conhecimento.

“Sentimos falta daquele contato entre os usuários e os pesquisadores aqui na biblioteca. Temos novas gerações que nunca tiveram contato com o acervo material, só o digital. É uma das nossas preocupações pensar em como recuperar esse espaço de consulta presencial e possibilitar que os pesquisadores possam trocar ideias entre si”, afirma Silveira.

Serviço

Exposição “Uma janela para o armazém de periódicos”

Data: de 14/07 a 13/09/23

Horário: 2ª a 6ª feira, 10h às 17h

Local: Biblioteca Nacional

Endereço: Av. Rio Branco 219 – Centro

Entrada gratuita

Patrocínio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)

Consultoria de Acessibilidade: Comissão Permanente de Acessibilidade do Instituto Benjamin Constant (IBC)


LEIA TAMBÉM:

Preservação ambiental é foco de evento no Parque Montanhas de Teresópolis

Parque São João Marcos promove Festival de Gastronomia Sustentável

Raoni e Dandara, netos de Martinho da Vila, se apresentam no Sesc Niterói